Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Fluminense se atrapalha, mas vence Ulsan e fica a um empate das oitavas no Mundial


Por Agência Estado Publicado 21/06/2025 às 21h09
Ouvir: 00:00

Até a metade do primeiro tempo do duelo deste sábado com o Ulsan HD, da Coreia do Sul, o Fluminense indicava que seria capaz de construir uma vitória tranquila na segunda rodada do Mundial de Clubes. Depois de abrir o placar com Arias, contudo, atrapalhou-se, deixou o time coreano virar o jogo e sofreu muito até vencer por 4 a 2, para o alívio dos torcedores tricolores presentes no MetLife Stadium, em East Rutherford, New Jersey.

Com quatro pontos, mesma pontuação do vice-líder Borussia Dortmund, a equipe tricolor termina a rodada na liderança por ter um gol a mais de saldo que rival alemão. Se empatar com o sul-africano Mamelodi Sundowns – terceiro colocado, com três pontos -, às 16 horas (de Brasília), na quarta-feira, garante a classificação sem precisar de combinações de resultados.

Frente a um adversário mais frágil que o Dortmund, com o qual empatou sem gols na primeira rodada, o time comandado por Renato Gaúcho se apresentou com uma nova configuração do meio de campo para frente. Preservada a presença do indispensável Arias e da dupla de contenção formada por Hércules Martinelli, saíram Nonato, Everaldo e Canobbio para as entradas de Ganso, Cano e Serna.

Pareciam acertadas as escolhas de Renato. Serna trabalhava muito bem pelo lado esquerdo com Fuentes, e Arias, embora tivesse menos apoio de Guga, acelerava o jogo pela direita. O fluminense trabalhava bem a bola para desafiar a linha de cinco que encerrava a marcação em blocos baixos organizada pelos sul-coreanos.

O controle de jogo tricolor só foi traduzido em gol na segunda metade da etapa inicial, aos 27 minutos, quando Arias acertou belíssima cobrança de falta. O chute colocado no canto do goleiro Hyen-Woo foi um dos últimos atos do time carioca antes de o cenário da partida se transformar totalmente.

A história mudou com um erro de passe de Ganso, causador de um contra-ataque que terminou com Jin-Hyun recebendo livre, um pouco sem ângulo, para colocar na rede e empatar a partida.

Um pouco atordoado, o Fluminense dava muitos espaços e cometia erros básicos na defesa, a exemplo da bola mal afastada por Freyres na origem do lance do segundo gol do Ulsan, marcado por Um Won-Sang, de peixinho, após cruzamento a meia altura.

Ao voltar para o segundo tempo, com Everaldo no lugar de Ganso, o time tricolor mostrava nervosismo e desorganização. Dessa forma, ficou vulnerável e deu condições para que o Ulsan ficasse ainda mais à vontade em campo, a ponto de criar duas chances muito claras que só não foram transformadas no terceiro gol por falha técnica dos coreanos.

A tensão diante da série de infortúnios, contudo, foi superada, e o Fluminense foi capaz de se reorganizar. Nonato, que substitui Martinelli, fez o gol do empate, ao aparecer na área para aproveitar uma bola mal afastada e colocar na rede, finalizando a jogada que ele mesmo começou com um desarme. A virada saiu dos pés do zagueiro Freytes, antes de Keno espantar qualquer chance dos sul-coreanos, ao marcar nos acréscimos.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 4 X 2 ULSAN

FLUMINENSE – Fábio; Guga (Samuel Xavier), Thiago Silva, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli (Nonato), Hércules e Ganso (Everaldo); Arias, Cano (Bernal) e Serna (Keno). Técnico: Renato Gaúcho.

ULSAN – Jo Hyeon-Woo; Kim Young-Gwon, Trojak e Lee Jae-Ik (Lee Chung-Yog); Kang Sang-Woo (Seok-Hyun Cho), Bojanic (Jung Woo-Young), Um Won-Sang (Lacava), Lee Jin-Hyun, Ko Seung-Beom (Heo Yool) e Ludwigson; Erick Farias. Técnico: Kim Pan-Gon.

GOLS – Jhon Arias, aos 27, e Lee Jin-Hyun, aos 37 e aos 48 minutos do primeiro tempo. Nonato, aos 20, Freytes, aos 37, e Keno, aos 47 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Michael Oliver (ING).

CARTÕES AMARELOS – Keno.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – MetLife Stadium, em East Rutherford, New Jersey (EUA).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…