Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Como uma camisa do PT fez atacante do Maringá FC virar ‘Mensalão’


Por Chrystian Iglecias Publicado 25/04/2019 às 17h12 Atualizado 21/02/2023 às 07h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No dia 15 deste mês, o Maringá FC anunciou a chegada de dois atacantes para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Um deles, no entanto, chamou mais a atenção. O motivo? seu apelido: André “Mensalão”. 

Para entender melhor esta história, precisamos voltar à junho de 2005, quando veio à tona um dos maiores escândalos da história da política brasileira. Deflagrado na época do primeiro mandato do governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT), o “Mensalão” estourou quando Roberto Jefferson (PTB-RJ) escancarou o esquema em entrevista à Folha de S. Paulo. De acordo com Jefferson, deputados da base aliada do PT recebiam uma “mesada” de R$ 30 mil para votarem segundo as orientações do governo.

Na mesma época, um jovem de apenas 15 anos perseguia o sonho de ser jogador de futebol. Certo dia, o adolescente André Luiz Leão Lima foi fazer um teste no Ananindeua-PA. Como o clube não possuia condições de dar material esportivo, cada um ia com a sua roupa e chuteiras. André, então, foi ao teste com uma camiseta do Partido dos Trabalhadores. O resto é história.

“Fui fazer o teste no Ananindeua com uma camisa do PT que a minha mãe tinha ganho em um ‘showmício’. Só que bem neste dia, foi quando estourou o escândalo do ‘Mensalão’. Eu nem sabia dessa história, mas o apelido acabou pegando até hoje (risos)”, explicou André.

Segundo André, o responsável pelo apelido foi o próprio treinador da equipe. Como no teste havia outro jogador com o mesmo nome, algo precisava diferenciá-los. Numa época em que o PT estava em foco na mídia por conta do escândalo, a camiseta chamou a atenção. O técnico, ao chamar pelo nome de “André”, gerou dúvidas na cabeça dos jogadores. Qual André? “Ah, o do Mensalão ali!”. Pronto, não tinha como não pegar. 

Hoje, o menino que foi ao teste com a camiseta do PT já tem 28 anos, e o sonho de ser jogador profissional se realizou. André Mensalão iniciou a carreira no Gama, do Distrito Federal, em 2009. Ao longo de sua trajetória, ele já vestiu a camisa de clubes como Londrina, Treze-PB, Rio Branco-AC e Rio Claro-SP. Agora, André chega ao Maringá FC para ajudar no objetivo do acesso à Série C do Brasileiro.

“Sou um jogador que gosta de jogar tanto centralizado quando pelas beiradas. Ultimamente, venho sendo utilizado mais pelas beiradas. Sou um jogador de muita força, qualidade técnica, que gosta de ir pra cima do adversário, sempre procurando optar pela melhor jogada. Não me escondo do jogo em nenhum momento”, disse o jogador ao descrever seu futebol. 

Em terra de Sergio Moro, quem tem Mensalão é rei? Veremos nos próximos meses.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação