Como chegam Maringá FC e Galo Maringá para a temporada 2024?

O Tricolor terá pela frente o Paranaense, a Copa do Brasil e o Brasileirão Série D, enquanto o alvinegro disputará apenas o estadual


Por Felippe Gabriel
Design-sem-nome-4
Fotos: Fernando Teramatsu/MFC e João Victor Bulhak/Galo Maringá

O ano de 2024 já está chegando e a bola vai voltar a rolar no Estádio Regional Willie Davids. Maringá FC e Galo Maringá iniciaram suas preparações para a próxima temporada e o primeiro desafio das equipes maringaenses será o Campeonato Paranaense.

Em novembro, os clubes participaram da reunião arbitral da competição estadual que definiu o formato de disputa. Também foi anunciado que o campeonato iniciará no dia 17 de janeiro e a final acontecerá no dia 7 de abril.

A rodada de estreia vai contar logo de cara com o clássico municipal: Maringá FC e Galo Maringá vão se enfrentar no dia 17, às 20h30, no Estádio Willie Davids, com mando do Tricolor. As demais rodadas da primeira fase do Paranaense também foram divulgadas pela Federação Paranaense de Futebol.

Confira como as equipes maringaenses chegam para a próxima temporada:

Maringá FC

O Maringá Futebol Clube deu início aos trabalhos de pré-temporada com os atletas no dia 27 de novembro — data em que completou 13 anos de existência — e contou com o retorno de jogadores emprestados, palestras, exames médicos e avaliações físicas.

O clube — que em 2024 participará do Campeonato Paranaense, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série D — já definiu suas metas. A diretoria espera que o Tricolor termine o estadual entre os quatro melhores, que avance nas fases da Copa do Brasil e que conquiste o acesso à Série C pela competição nacional.

Comissão técnica inicia pré-temporada no Tricolor Maringaense | Foto: Wendel Gomes

Competições

Para ficar entre os quatro melhores do campeonato estadual, o Maringá FC precisa chegar pelo menos às semifinais. Isso lhe garantiria a participação na Copa do Brasil e na Série D de 2025. Neste ano, o Dogão parou justamente na semi, ao ser eliminado pelo Athletico, que se sagrou campeão. A equipe ficou em quarto lugar na primeira fase e eliminou o Cianorte nas quartas de final antes de enfrentar o Furacão.

Pelo Brasileirão, o Tricolor só conseguirá o acesso à Série C se chegar também às semifinais. Nesta temporada, a Série D do Maringá FC terminou na segunda fase da competição, depois do time empatar duas vezes com o Camboriú-SC e perder na disputa de pênaltis. Na primeira fase, a equipe havia terminado na segunda colocação do grupo A7. Para o próximo ano, espera-se que a competição se inicie em meados de maio.

Apesar do insucesso no Brasileirão, a Copa do Brasil de 2023 foi histórica para o Dogão, que venceu o Sampaio Corrêa-MA na primeira fase e o Marcílio Dias-SC na segunda. Na terceira fase, enfrentou o então campeão da Libertadores Flamengo e venceu a primeira partida por 2 a 0, no Willie Davids. No jogo de volta, no Maracanã, o MFC acabou eliminado, depois de perder por 8 a 2 para os cariocas. Em 2024, o torneio terá seu início no dia 21 de fevereiro e os confrontos ainda serão definidos, mas já é certo que o Tricolor enfrentará uma grande equipe do país já na primeira fase.

Contratações

Antes da chegada de novos jogadores, o Maringá FC anunciou, em setembro, a renovação com Jorge Castilho. O novo vínculo com o técnico vai até o final da temporada 2024. Assim, Castilho completará cinco anos na equipe, sendo três deles como treinador efetivo.

Depois de confirmar o comandante, o Dogão foi ao mercado e já garantiu sete novos reforços para o elenco, além de renovações, aquisições em definitivo e retornos de jogadores emprestados.

Renovações

O meio-campista Iago Santana, de 24 anos, teve seu contrato renovado até novembro de 2026. Ele chegou à Cidade Canção no fim de 2022 e realizou 27 partidas, marcando dois gols e distribuindo cinco assistências.

Permanências em definitivo

Quem também continua no Tricolor Maringaense é o zagueiro Max Miller, de 24 anos. O defensor chegou por empréstimo junto ao Nova Venécia-ES, em dezembro de 2022, e agora foi comprado em definitivo, até outubro de 2024. Neste ano, o atleta realizou 15 partidas e anotou um gol.

Outro atleta adquirido em definitivo foi o atacante Julio Rodrigues, de 22 anos. O Maringá FC adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador junto ao Náutico-PE. Julio chegou ao MFC durante o Brasileirão Série D deste ano, realizou seis jogos, marcou um gol e deu uma assistência. O novo contrato do atacante é válido até novembro de 2026.

Volta de atletas emprestados

O lateral direito Kauan Sales, que estava no Atlético Mineiro, retorna ao Maringá FC depois de um empréstimo para a equipe mineira. O meio-campista Serginho, que foi emprestado à Portuguesa-SP, e o atacante Mirandinha, que estava no Paysandu-PA, também retornam.

Além deles, o MFC confirmou o retorno do lateral esquerdo Caíque, de 25 anos, que estava emprestado ao Guarani de Campinas, e do atacante Robertinho, de 23 anos, que estava no Juventude-RS. Ambos disputaram o Campeonato Brasileiro Série B deste ano e Robertinho ainda ajudou a equipe gaúcha a garantir o acesso à Série A.

Novos jogadores

Dentre os novos reforços do Dogão para o próximo ano, o primeiro nome anunciado foi o de Rodrigo Santos. O meio-campista de 23 anos revelado pelo Bahia foi destaque do Grêmio Prudente na Série A3 do Campeonato Paulista e na Copa Paulista deste ano. O atleta teve 50% dos seus direitos econômicos adquiridos e firmou contrato até dezembro de 2026.

O Maringá FC também anunciou as chegadas do meio-campista Zé Vitor, de 23 anos, do Sãocarlense-SP, e do atacante Alyson Motta, de 23 anos, que estava no São Joseense e pertence ao São Bernardo-SP. Os dois atletas chegam por empréstimo até o final da temporada de 2024.

O zagueiro Tito e o volante Lucas Bonifácio também se juntam ao plantel. O defensor, de 23 anos, estava atuando na Série C pelo CSA de Alagoas. Já o meio-campista tem 22 anos e estava no Oeste-SP. O tempo e o modelo de contrato dos dois atletas não foram divulgados.

O clube também confirmou o retorno do goleiro Rafael Willian, de 22 anos, que chega mais uma vez por empréstimo do Coritiba e a contratação do goleiro Guilherme Patrick Tavares, de 21 anos, que estava atuando pelo Oeste de São Paulo. Os dois atletas assinaram contrato até o fim da temporada de 2024.

Por fim, dois atletas que se destacaram nas categorias de base em 2023 foram promovidos para a equipe principal: o atacante Pedrinho, de 20 anos, e o lateral direito Diego Sousa, de 17 anos.

Saídas

O elenco do Maringá FC também contou com seis saídas até o momento. Erick Varão e Romarinho tiveram seus contratos rescindidos em comum acordo, assim como o volante João Denoni e o zagueiro Wesley Santos, que recebeu uma oferta de outro clube.

Já o volante Kadu, de 20 anos, revelado pelo clube, foi emprestado para o Akritas Chlorakas, do Chipre, até julho de 2024. O MFC ainda confirmou que o atacante Guilherme Sales não seguirá no clube em 2024 e que ele está sendo negociado com outra equipe.

Pré-temporada

Antes do pontapé inicial das competições oficiais, o Maringá FC participa da segunda edição do Torneio Paraná de Verão, que também conta com a presença do Galo Maringá, do Cianorte e do PSTC. Os jogos se iniciaram em 13 de dezembro e as equipes estão se enfrentando em um quadrangular. As duas equipes que mais pontuarem vão à final. Também haverá a disputa pelo terceiro lugar.

Até o momento, duas rodadas já se encerraram. Na primeira, o Tricolor Maringaense empatou sem gols com o Cianorte, fora de casa. No segundo compromisso, a equipe goleou o PSTC por 5 a 0, no Estádio Willie Davids. Bruno Lopes, Caíque, Zé Vitor, Moraes e Julio Rodrigues marcaram os gols. Com quatro pontos, o Dogão é líder do torneio, seguido pelo Galo Maringá e PSTC, ambos com três, e pelo Cianorte, com um ponto.

Maringá FC venceu o PSTC por 5 a 0, na segunda rodada do Torneio Paraná de Verão | Foto: Fernando Teramatsu/MFC

A terceira e última rodada será no dia 6 de janeiro, quando o Maringá FC enfrenta o Galo, marcando o primeiro clássico municipal da temporada. 

A final e a disputa do terceiro lugar do Torneio Paraná de Verão estão marcados para o dia 10 de janeiro e o troféu levará o nome do repórter esportivo Valter Alves de Souza Junior, o Juninho Palpite, como homenagem ao profissional que faleceu no dia 2 de novembro

Novos uniformes para a temporada 2024

O Dogão também fez o lançamento dos novos uniformes para a próxima temporada. A camisa do kit principal ganhou listras brancas em relação ao uniforme de 2023, continuando com as listras verdes e pretas na vertical. Os calções e as meias terão a cor preta.

Já a camisa do kit reserva continuou na cor branca, mas agora com as listras verde e preta na horizontal, na altura do escudo. O uniforme segue todo branco nos calções e também nos meiões.

1/6 Maringá FC apresenta os novos uniformes para 2024 | Foto: Divulgação/MFC
2/6 Foto: Divulgação/MFC
3/6 Foto: Divulgação/MFC
4/6 Foto: Divulgação/MFC
5/6 Foto: Divulgação/MFC
6/6 Foto: Fernando Teramatsu/MFC

Galo Maringá

Na primeira temporada oficial com o nome Galo Maringá, o alvinegro maringaense terá pela frente apenas a disputa do Campeonato Paranaense e vai buscar as vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D via estadual.

Visando os objetivos, a pré-temporada do Galo se iniciou no dia 8 de novembro e o clube já está demonstrando muito trabalho, com o anúncio de muitos jogadores e membros para a comissão técnica.

O clube também comemorou três anos de história no dia 18 de dezembro.

Elenco do Galo Maringá se prepara para a temporada | Foto: Galo Maringá

Competições

Com o único foco do ano sendo o campeonato estadual, o Galo Maringá tentará superar a campanha do seu primeiro ano na elite do futebol paranaense. Em 2023, a equipe chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Operário. Na primeira fase, terminou na sétima colocação.

Contratações

Assim como o rival da cidade, o Galo também começou suas contratações com a confirmação do técnico da equipe. Após dois anos, Claudemir Sturion está de volta ao clube. Em 2021, Sturion esteve à frente do Aruko Sports Brasil e conquistou o título da terceira divisão do Campeonato Paranaense e o acesso para a segunda divisão. Neste ano, ele foi campeão da divisão de acesso do Paranaense comandando o Andraus.

Técnico Claudemir Sturion | Foto: João Victor Bulhak/Galo Maringá

Ao todo, o Galo Maringá já anunciou 27 reforços para o elenco, entre voltas e empréstimos e novas contratações. Confira os nomes para cada setor:

Goleiros

Para defender a meta adversária, o clube trouxe o paraguaio Jose “Chikito” Colman, de 27 anos, vindo do La Luz do Uruguai e que já vestiu a camisa da seleção do Paraguai Sub-20; Patrick, de 27 anos, do Rio Branco-PR; e Mateus Zanetti, de 21 anos, que volta de empréstimo ao URT-MG;

Zagueiros

Para a zaga, o Galo anunciou o uruguaio Gabriel Ifrán, de 22 anos, que estava no Juventud do Uruguai; Lucão, de 23 anos, do Ska Brasil-SP; Daivison Dutra, de 23 anos, ex-Maringá FC; Fernandinho, de 22 anos, que disputou a segunda divisão do campeonato paulista pelo Rio Branco-SP; Wennisson Correia, de 23 anos, vindo do Juventus-SP; e Samir, de 19 anos, que estava no EC Laranja Mecânica de Arapongas.

Laterais

Reforçando as alas do campo, Abraão, 22 anos, retorna ao time. Além dele, o clube contratou o lateral direito Lucas Serafini, de 23 anos, que disputou a Série D pelo Potiguar de Mossoró; Félix Jorge, lateral esquerdo de 25 anos que estava no Grêmio Prudente-SP; e o colombiano Elacio Córdoba, lateral direito de 30 anos que já disputou a Série B pelo Londrina e estava no Santo André-SP.

Meias

Dentre os meio-campistas, Alex Nemetz, de 29 anos, retorna ao Galo depois de uma passagem no Primavera-SP. Além dele, foram confirmados o meia Luigi, de 20 anos, que estava no Rio Branco-SP; o meia-atacante Gabriel “Portuga” Dantas, de 25 anos, ex-atleta do Oeste-SP; e Gabriel Bonet, de 28 anos, e Daniel Oliveira, de 25 anos, que estavam no Andraus sob o comando de Sturion.

Atacantes

Para o setor ofensivo, o alvinegro maringaense contratou Neto Acará, de 24 anos, que disputou o Paulistão Série A3 pelo Votuporanguense e a Copa Paulista pelo Comercial em 2023; Vitor Saci, de 25 anos, que também estava no Andraus; Thiaguinho, de 24 anos, revelado pelo Athletico; Bruninho Fleitux, de 27 anos, que disputou a Série D pelo Anápolis-GO; Marcelinho, de 27 anos, ex-atleta do Camboriú-SC; o volante Venicio, de 22 anos, ex-Operário de Várzea Grande; Cauari, de 21 anos, que estava no Rio Branco-SP; Juninho, de 20 anos, que estava emprestado ao Joinville-SC; e Gilberto, de 36 anos, ex-atleta do Iporá-GO.

Pré-temporada

Pensando na preparação dos atletas e no entrosamento das novas contratações, o Galo Maringá tem realizado jogos-treino contra outras equipes. O primeiro deles foi diante do Paranavaí, atual campeão da terceira divisão do Campeonato Paranaense. E o Galo goleou por 4 a 0, com dois gols de Guilherme Portuga, um de Neto Acará e um de Cauã.

Depois foi a vez da equipe da cidade enfrentar o Operário Ferroviário, em Ponta Grossa, adversário do alvinegro no estadual. Atualmente, o rival paranaense está na Série B do Campeonato Brasileiro. O Galo acabou sendo derrotado por 3 a 1. O gol maringaense foi marcado por Gabriel Bonet, em uma linda cobrança de falta.

O Galo também marcou dois jogos-treino contra o Grêmio Prudente-SP. Na primeira partida, em Presidente Prudente, o time maringaense saiu com a vitória por 4 a 2. Os gols foram marcados por Neto Acará, Guilherme Portuga (2x) e Cauari. Já neste sábado, 30, a segunda partida entre as equipes aconteceu no Estádio Willie Davids, e o Galo saiu com mais uma vitória: 2 a 1, com gols de Samir e Guilherme Portuga.

Neto Acará contra o Grêmio Prudente, no Estádio Willie Davids | Foto: Fernando Teramatsu

Torneio Paraná de Verão
Participante também da competição de pré-temporada, ao lado de Maringá FC, Cianorte e PSTC, o alvinegro maringaense já disputou duas partidas do quadrangular.

Na primeira rodada, o adversário foi o PSTC, no Estádio dos Pássaros, em Arapongas. O Galo acabou derrotado por 1 a 0, com um gol logo no início da partida marcado por Danilo Jordan, ex-jogador do Aruko Sports Brasil.

Pelo compromisso seguinte, o resultado foi positivo. Vitória por 2 a 0 contra o Cianorte, em partida realizada no Estádio Albino Turbay. Os gols foram marcados no segundo tempo pelo atacante Neto Acará e pelo meia Alex Nemetz.

O Galo Maringá derrotou o Cianorte por 2 a 0 no Torneio Paraná de Verão | Foto: João Victor Bulhak/Galo Maringá

Com os resultados, o Galo Maringá soma três pontos no torneio e está na segunda colocação, atrás apenas do Maringá FC, com quatro pontos, e à frente de PSTC, com três, e Cianorte, com um.

A última rodada será no dia 6 de janeiro, com o clássico entre Galo e Maringá FC.

Galo Maringá fecha com nova fornecedora de materiais esportivos

O alvinegro maringaense firmou parceria com a Athleta, marca conhecida por fazer parte do desenvolvimento do uniforme da seleção brasileira entre os anos de 1954 a 1974, participando dos títulos mundiais de 1958, 1962 e 1970. Foi criado em São Paulo, no ano de 1935, e atualmente possui uma sede no Japão.

E os novos uniformes já foram apresentados. O kit principal leva a cor preta em todas as peças e a camisa conta desenhos ondulados em cinza, dentro de três listras verticais na parte frontal. Já o kit reserva apresenta os mesmos padrões, mas com as peças na cor branca. O clube também lançou um terceiro uniforme, com listras verticais pretas e brancas na parte frontal e com o escudo na cor dourada.

1/3 Athleta é nova fornecedora de uniformes do Galo | Foto: Galo Maringá
2/3 Uniformes para a temporada 2024 | Foto: Fernando Teramatsu
3/3 Foto: Fernando Teramatsu

O próximo compromisso das equipes

Galo Maringá e Maringá FC se enfrentam no próximo sábado, 6, às 17h, no Estádio Regional Willie Davids, pela última rodada do Torneio Paraná de Verão. Dependendo do resultado, os dois times poderão se classificar para a final.

Sair da versão mobile