A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta sexta-feira, 7, o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil, em cerimônia no Rio de Janeiro. O adversário do Maringá FC será o Juventude, que atualmente está na Série A do Brasileirão. As duas equipes nunca se enfrentaram.
Atual 73º colocado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, o Dogão estava no Pote E do sorteio, que enfrentaria equipes do Pote A. Além do Juventude, o Pote A incluía América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Cuiabá, Fluminense, Grêmio e Vasco.
Por ser pior ranqueada, o Maringá FC será mandante contra o Juventude e a partida será realizada no Estádio Regional Willie Davids.
A CBF também sorteou nesta sexta o chaveamente para a segunda fase do torneio, que definiu que o vencedor de Maringá FC x Juventude vai enfrentar o vencerdor de União-TO x América-RN, na chave 9. Caso avance para a segunda fase, o Dogão também será mandante do confronto.
Os duelos da primeira fase da Copa do Brasil estão previstos para os datas-base 19 e 26 de fevereiro (quarta-feira), com a utilização das terças e quintas das mesmas semanas. A CBF ainda vai oficializar as datas futuramente.
Com novo recorde, a CBF irá distribuir mais de R$ 500 milhões aos 92 clubes participantes, enquanto a equipe campeã levará sozinha mais de R$ 100 milhões.
Confira todos os confrontos da 1ª fase
Chave 1
ASA x Atlético-GO**
Jequié x Retrô
Chave 2
Tuna Luso x Sampaio Corrêa
Boavista x CSA**
Chave 3
União Rondonópolis x Vasco
Barcelona-RO x Nova Iguaçu**
Chave 4
Humaitá x Operário-PR**
CSE x Tombense
Chave 5
Pouso Alegre x Athletico-PR**
Guarany de Bagé x Altos-PI
Chave 6
Ceilândia x Coritiba
Maracanã x Ferroviário-CE**
Chave 7
Porto Velho x Cuiabá
Capital-DF x Portuguesa-RJ**
Chave 8
Sergipe x Ceará**
Parnahyba x Confiança
Cheve 9
Maringá FC x Juventude**
União-TO x América-RN
Chave 10
Concórdia x Ponte Preta
Portuguesa x Botafogo-PB**
Chave 11
São Raimundo-RR x Grêmio
Barcelona de Ilhéus x Athletic Club**
Chave 12
Maranhão x Vitória**
Santa Cruz-RN x Náutico
Chave 13
Sousa x Red Bull Bragantino**
Oratório x São José-RS
Chave 14
Operário-MS x Criciúma
GAS-RR x Remo**
Chave 15
FC Cascavel x América-MG
Votuporanguense x Aparecidense**
Chave 16
Inter de Limeira x Vila Nova**
Rio Branco VN-ES x Amazonas
Chave 17
Tocantinópolis x Atlético-MG**
Independência-AC x Manaus
Chave 18
Trem-AP x Brusque
Olaria x ABC**
Chave 19
Águia de Marabá x Fluminense
Dourados-MS x Caxias**
Chave 20
Operário VG-MT x Sport**
Rio Branco-ES x Novorizontino (SP)
*Os times à esquerda são os mandantes na 1ª fase
**O vencedor do confronto marcado com dois asteriscos será o mandante na 2ª fase
Mundança no regulamento
Em janeiro, a CBF anunciou uma importante alteração na primeira fase do torneio em relação aos últimos anos. Os duelos serão disputados em jogo único, com o mando sendo do time em posicionamento inferior no RNC, como de costume nas outras edições. A mudança para 2025 é que, desta vez, os visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar.
Isso significa que, em caso de igualdade, a classificação será definida nos pênaltis, sem a necessidade de prorrogação. Nas temporadas recentes, até 2024, a equipe visitante tinha a vantagem do empate caso o jogo único terminasse em igualdade. O time anfitrião, pior colocado do que o adversário no ranking da CBF, jogava em seu estádio, mas tinha que vencer o confronto para avançar no mata-mata.
Na segunda fase, as equipes também se enfrentam em partida única. Assim como na etapa inicial, o time classificado será conhecido nas penalidades em caso de empate.
A partir da terceira fase, os times se enfrentam em jogos de ida e volta. No caso de empate nos pontos ganhos, os critérios de desempate são: maior saldo de gols e, posteriormente, cobranças de pênaltis.
A competição segue com os confrontos das oitavas de final, quartas de final, semifinal e, enfim, a grande decisão. As partidas da final da Copa do Brasil devem ocorrer nos dias 2 e 9 de novembro.
12 equipes já estão na 3ª fase
A Copa do Brasil conta com 92 equipes, com representantes das 27 federações. Oitenta times disputam a primeira fase e outras 12 equipes já estão garantidas na terceira fase da competição eliminatória. Confira:
- Flamengo (atual campeão da Copa do Brasil)
- Botafogo (se classificou para Libertadores via Brasileiro)
- Palmeiras (se classificou para Libertadores via Brasileiro)
- Fortaleza (se classificou para Libertadores via Brasileiro / campeão da Copa do Nordeste)
- Internacional (se classificou para Libertadores via Brasileiro)
- São Paulo (se classificou para Libertadores via Brasileiro)
- Corinthians (se classificou para Libertadores via Brasileiro)
- Bahia (se classificou para Libertadores via Brasileiro)
- Cruzeiro (9º colocado no Brasileiro)
- Santos (campeão da Série B do Brasileiro)
- CRB (classificado com o vice-campeonato da Copa do Nordeste)
- Paysandu (campeão da Copa Verde)
Campanha do Dogão em 2024
O Maringá FC parou na segunda fase da Copa do Brasil do ano passado. Na fase inicial, enfrentou o América-MG, no Estádio Willie Davids, e venceu a partida por 2 a 0. Os dois gols foram marcados nos acréscimos do segundo tempo, com Vilar e Mirandinha, tirando a classificação do time mineiro, que tinha a vantagem do empate.
Na etapa seguinte, também no WD, o Dogão recebeu o Amazonas e saiu derrotado por 1 a 0, dando adeus à competição. A missão do Maringá FC naquele jogo foi dificultada pelas expulsões de Vilar e Rodrigo na primeira metade do segundo tempo, e o time não foi capaz de reverter o placar.