Após vencer o América Mineiro por 2 a 0 no Estádio Regional Willie Davids, o Maringá FC já tem conhecimento do seu próximo adversário na Copa do Brasil: é o Amazonas Futebol Clube, time criado em 2019, mas que vem ganhando notoriedade pelas conquistas e contratações de peso.
O ano de 2023 foi vitorioso para a equipe amazonense, que conquistou o Campeonato Estadual e o título do Campeonato Brasileiro da Série C – título este que deu ao estado do Amazonas o primeiro campeonato nacional. Neste ano de 2024, o time nortista disputa a Copa do Brasil, campeonato estadual, Copa Verde e, em breve, a Série B do Campeonato Brasileiro.
A ascensão do clube à elite do futebol brasileiro chamou a atenção pela “pouca idade” do time. Em quatro anos, o Amazonas FC ganhou notoriedade nacional. Logo no seu primeiro ano de existência, em 2019, sagrou-se campeão do Campeonato Amazonense Série B.
Nas redes sociais, a Onça Pintada – mascote do time – carrega uma legião de seguidores e fãs. As contratações de grandes nomes do futebol brasileiro, como os atacantes Jô (ex-Corinthians) e Sassá (ex-Botafogo) repercutiram no mundo futebolístico, trazendo, mais uma vez, a equipe amazonense ao centro das atenções.
O aurinegro do Amazonas ainda fez história ao levar mais de 44 mil torcedores à Arena da Amazônia na partida que garantiu o acesso à Série C em 2022, sendo este o segundo maior público da história do estádio da Copa do Mundo, inaugurado em 2014. No último final de semana, a Onça Pintada foi campeã do primeiro turno do amazonense de 2024.
Ao GMC Online, o coordenador de comunicação do Amazonas FC, André Tobias, afirmou que a equipe se prepara para enfrentar o Maringá e espera um jogo difícil na Cidade Canção, mas garante que o aurinegro entrará em campo com a equipe titular que venceu o primeiro turno do amazonense, em busca da vitória.
“A preparação, na verdade, começou após a final do primeiro turno. Apesar de a gente ter um jogo do amazonense, a gente está também aguardando a questão de data, porque a gente tem a Copa Verde e a Copa do Brasil para jogar nos dois próximos meios de semana. Então a gente não sabe se vai ser primeiro Copa do Brasil e depois Copa Verde… A gente está aguardando também essa definição por parte da CBF, mas a Comissão Técnica acompanhou o último jogo [do Maringá], assistiu, a gente até conversou um pouco sobre essa questão do Maringá e do América. Sabiamos que ia ser difícil para a América também, o Maringá é um time bom. É um time que vem fazendo boas campanhas na Seré D também… tem se organizado bem, é de uma cidade grande do Paraná. Então… Já sabia que ia ser difícil para o América. Não foi tido como surpresa essa passagem do Maringá para a segunda fase. E o Amazonas espera tanta dificuldade quanto a América teve também jogando fora de casa com o Maringá”, disse Tobias.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a data da partida entre Maringá e Amazonas, a ser realizada na Cidade Canção. O jogo ocorre no dia 14 de março, às 21h30.