Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de fevereiro de 2026

Laporta rescinde ao comando do Barcelona para concorrer ao terceiro mandato presidencial


Por Agência Estado Publicado 09/02/2026 às 13h32
Ouvir: 00:00

Joan Laporta renunciou ao cargo de presidente do Barcelona em reunião ordinária da diretoria na Catalunha, nesta segunda-feira. A saída não significa que o dirigente esteja deixando a casa. Ao contrário, é uma medida prevista no estatuto do clube, que o permitirá concorrer na eleição no próximo mês.

“Laporta e parte do Conselho renunciam para se candidatarem à reeleição.
O presidente até então e vários outros diretores renunciam com a intenção de apresentar uma nova candidatura para as eleições de 15 de março”, informou o clube após a reunião do Conselho de Administração desta manhã na Espanha.

A medida é amparada de conformidade com o artigo 42.f dos Estatutos do FC Barcelona. Com a renúncia, Laporta fica livre para tentar concorrer ao seu terceiro mandado. Ele foi presidente entre 2003 e 2010 e estava no comando desde 2021.

Além do atual presidente, diversos membros da atual diretoria também renunciaram para também participar do processo eleitoral: a vice-presidente da Área Institucional, Elena Fort; o vice-presidente da Área Social, Rafael Escudero; Ferran Oliver, Josep Maria Albert, Xavier Barbany, Miquel Camps, Aureli Mas, Xavier Puig e Joan Soler i Ferré, membros da diretoria.

“Agora que essas renúncias foram formalizadas, o Conselho de Administração continuará a exercer suas funções até o final do mandato atual, previsto para 30 de junho, sob uma nova configuração. Até lá, o órgão máximo de governança do clube será composto por Rafael Yuste como presidente, Josep Cubells como vice-presidente e secretário, Alfons Castro como tesoureiro e os membros do conselho Josep Ignasi Macià, Àngel Riudalbas, Joan Solé i Sust e Sisco Pujol”, divulgou o Barcelona.

O clube catalão aproveitou para já convocar seus sócios à eleição e explicou como será todo o processo nas urnas. Nesta segunda foi publicada a convocação oficial. Na terça, ocorre o sorteio público para selecionar os membros da Junta Eleitoral e do Comitê Eleitoral.

Na sexta ou no sábado será celebrado a constituição formal da Junta Eleitoral e do Comitê Eleitoral. A partir de 15 de fevereiro os comprovantes de endosso poderão ser solicitados, com a aprovação do cadastro eleitoral sendo oficializada até o dia 22 de fevereiro,

Os candidatos deverão apresentar suas candidaturas entre 23 de fevereiro e 2 de março. A campanha eleitoral será entre 6 e 13 de março, com a ida às urnas agendada para 15 de março.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Grealish passa por cirurgia após fratura por estresse e pode desfalcar a Inglaterra na Copa


Jack Grealish pode ser mais uma baixa na Copa do Mundo dos Estados Unidos, Canadá e México. Após a Argentina…


Jack Grealish pode ser mais uma baixa na Copa do Mundo dos Estados Unidos, Canadá e México. Após a Argentina…

Esportes

Alexander faz tratamento com células-tronco no Atlético-MG para abreviar reabilitação de lesão


Peça importante do elenco do Atlético-MG, o volante Alexander foi submetido nesta segunda-feira a um tratamento ortobiológico, tática que usa…


Peça importante do elenco do Atlético-MG, o volante Alexander foi submetido nesta segunda-feira a um tratamento ortobiológico, tática que usa…