Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Masters de Madri cancela jogos desta segunda após apagão na Espanha


Por Agência Estado Publicado 28/04/2025 às 12h33
Ouvir: 00:00

A organização do Masters 1000 de Madri anunciou o cancelamento do restante de sua programação de segunda-feira após ser afetado diretamente pelo apagão que afeta diversos países na Europa. Os jogos masculinos e femininos devem ser retomados na terça-feira – a brasileira Beatriz Haddad Maia está viva na chave de duplas.

“Por motivos alheios ao controle da organização e para garantir a segurança geral, o corte de energia em todo o país, ocorrido na Espanha na segunda-feira, 28 de abril, forçou o cancelamento das sessões diurnas e noturnas do Masters de Madrid”, informou a organização da importante competição espanhola.

O cancelamento se deve a um apagão generalizado na Espanha e Portugal e que também atingiu parte da França, da Alemanha, da Inglaterra e da Itália. A falta de energia elétrica suspendeu três partidas da chave masculina que estavam em andamento no torneio espanhol, preparatório para Roland Garros, competição mais importante deste momento da temporada.

O caso mais emblemático aconteceu na partida entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o britânico Jacob Fearnley. O jogo foi parado porque a skycam, câmera que capta imagens aéreas, ficou parada logo acima da quadra no momento em que a energia caiu. Dimitrov tinha um match point naquele exato momento.

A partida terá que ser finalizada na terça ou na quarta, a depender das soluções que a organização do torneio poderá encontrar. Uma delas seria retomar os juízes de linha, sem o aparato do “desafio eletrônico”. Dimitrov vencia por 6/4 e 5/2 (30/40)

O duelo entre o bósnio Damir Dzumhur e o italiano Matteo Arnaldi chegou a ser paralisada rapidamente, mas a organização permitiu a finalização, com vitória de Arnaldi, algoz de Novak Djokovic na segunda rodada, por 6/3 e 6/4.

RISCO DE CIBERATAQUE
Segundo a Rede Elétrica da Espanha, empresa responsável pela energia no país europeu, “os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular”. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”, afirmou a companhia.

De acordo com o jornal espanhol El País, no entanto, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) está verificando se a falta de luz foi um ciberataque. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, também falou na possibilidade de um ataque. “Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos”, afirmou ele à emissora RTP 3. Segundo o ministro, a dimensão do apagão “é compatível com um ciberataque”, embora esta seja uma hipótese não confirmada.

A emissora pública espanhola RTVE disse que uma grande queda de energia atingiu várias regiões do país por volta das 12h30, horário local, deixando sua redação, o parlamento espanhol em Madri e estações de metrô em todo o país às escuras. Pessoas em chats de WhatsApp em Barcelona e em cidades e vilas da periferia também relataram a falta de energia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Livro resgata bastidores e conquistas do São Paulo na temporada de 2005


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…

Esportes

Flamengo e Lanús conhecem datas e horários de duelos pela Recopa 2026; veja detalhes


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…

Esportes

Após vice, Verstappen escolhe número 3 para 2026: ‘Meu favorito’


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…