Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de junho de 2026

Neymar e outros craques fazem apelo contra grama artificial: ‘Não se joga em gramado sintético’


Por Agência Estado Publicado 18/02/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00

Alguns dos principais jogadores do futebol brasileiro iniciaram nesta terça-feira, 18, um movimento pelo fim do uso de gramados sintéticos nos estádios do País. Em uma ação coordenada, Neymar, Gabigol, Lucas Moura, Thiago Silva e Philippe Coutinho compartilharam textos e mensagens nas redes sociais alegando preocupação com a utilização de campos artificiais e exigindo que os atletas sejam ouvidos sobre o tema.

image
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

A publicação dos jogadores foi somada a uma imagem comparado um campo tradicional com outro sintético, acompanhada da frase “futebol é natural, não sintético” e a hashtag #NãoAoGramadoSintético reforça o mote da campanha.

Os principais estádios do País que fazem uso do gramado sintético são Allianz Parque, em São Paulo; Engenhão, no Rio; e Ligga Arena, em Curitiba, casas de Palmeiras, Botafogo e Athletico Paranaense, respectivamente. Cada local usa um tipo diferente de material e todos possuem o certificado de qualidade da Fifa. Entre os motivos pelos quais os clubes adotaram o sintético está a quantidade de eventos que os estádios recebem ao longo do ano.

O Mercado Livre Arena Pacaembu, na capital paulista, também dispõe de campo sintético. Por sua vez, o Atlético-MG estuda adotar o gramado artificial após receber duras críticas pela má qualidade do campo da Arena MRV, em Belo Horizonte. Outros estádios, como Mineirão, Mané Garrincha e Maracanã, foram alvos de desdém de atletas ao longo da última temporada pelas condições ruins de jogo.

Em contrapartida, os atletas colocam em xeque a qualidade do piso artificial. “Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”, escreveram.

Os jogadores também exigem serem consultados: “Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste”.

Para os atletas que se manifestaram, a medida de adotar apenas o gramado natural é essencial para o futebol brasileiro estar entre as principais do mundo. “Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam”, finalizaram.

Neymar diz não ao sintético

Em seu retorno ao Brasil, Neymar deixou claro à diretoria do Santos que não jogará em estádios que possuem grama sintética. A decisão foi tomada com a intenção de preservar o atleta de possíveis lesões e não prejudicar o processo de recuperação de seu joelho esquerdo.

Por esse motivo, o Santos desistiu de mandar seu confronto contra o Água Santa pelo Paulistão no Allianz Parque. “Comissão técnica, com departamento médico e de fisioterapia, todos ali juntos entenderam que, neste momento, era necessário ter uma precaução para não expor o jogador à grama sintética”, disse Marcelo Teixeira, presidente do clube, ao BandSports.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

F1: veja o grid de largada do GP da Áustria com Russell na pole e Bortoleto em 12º

Publicado 27/06/2026 às 12h43

O britânico George Russell, da Mercedes, conquistou a quarta pole position da temporada no GP da Áustria, em treino classificatório…


O britânico George Russell, da Mercedes, conquistou a quarta pole position da temporada no GP da Áustria, em treino classificatório…

Esportes

Promotor de SP pede que MPF investigue Corinthians: ‘Proteção de patrimônio cultural e social’

Publicado 26/06/2026 às 22h55

O promotor Cássio Conserino, do Ministério Público de São Paulo, protocolou na quinta-feira, uma representação na qual pede que o…


O promotor Cássio Conserino, do Ministério Público de São Paulo, protocolou na quinta-feira, uma representação na qual pede que o…