Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Pan de 2031: Lula endossa candidatura de Rio e Niterói em carta à PanAm


Por Agência Estado Publicado 24/01/2025 às 20h51
Ouvir: 00:00
image
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Após a desistência de São Paulo em sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, a candidatura de Rio de Janeiro e Niterói articula ainda mais apoios. O anúncio oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) ocorre em 29 de janeiro. Nesta sexta-feira, foi a vez do presidente Lula (PT) endossar as cidades fluminenses.

Os prefeitos de Rio e Niterói, Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), estiveram em Brasília, onde se reunirão com o presidente. Lula assinou a carta de garantias, em nome do governo federal, que será apresentada para a Panam Sports, após o anúncio do COB na Assembleia Geral no fim de janeiro.

“Somos um povo apaixonado pelo esporte e pela vida. Uma relação harmônica e vitoriosa que experimentou um crescimento exponencial em 2007, quando a cidade do Rio de Janeiro realizou com extrema competência e êxito os XV Jogos Pan-Americanos. Ao realizarmos os Jogos Olímpicos de 2016, demos uma demonstração ao mundo da pujança do nosso esporte, da América do Sul e da capacidade do Brasil em organizar grandes eventos esportivos e, em especial, abrimos as portas para outras nações sul-americanas serem respeitadas ao pleitear a sede de edições olímpicas sejam elas de Verão, de Inverno ou da Juventude”, escreveu Lula a Neven Iván Ilic Álvarez, presidente da Panam Sports.

A candidatura de Rio e Niterói foi lançada em dezembro. São Paulo já havia confirmado o desejo de sediar o Pan. O governo municipal tinha montado, inclusive, uma força-tarefa, com participação de representantes de cinco secretarias, além da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) e a São Paulo Turism (SPTuris). A coordenação era da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

Poucos dias antes do fim de 2024, Rio e Niterói articularam o seu comitê. O que poderia ser uma difícil escolha para o COB ficou facilitada, já que São Paulo desistiu em 16 de janeiro.

Um ponto forte sempre ressaltado pelos governos municipais de Rio e Niterói era o aproveitamento de estruturas que já existem na cidade e foram utilizadas no Pan de 2007 e na Olimpíada de 2016. Segundo o prefeito Eduardo Paes, 80% das instalações estão prontas, e o restante dos equipamentos serão temporários.

Na Assembleia Geral do COB, a candidatura terá uma apresentação de 30 minutos. Caso o colégio eleitoral do COB ratifique as pretensões das cidades, caberá à entidade oficializar a candidatura brasileira à Panam Sports. Assunção, no Paraguai, atualmente, é a única cidade que já oficializou sua candidatura para ser a sede dos Jogos 2031.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Michael exalta jovens do Fla após empate e vê futuro incerto: ‘O que posso fazer é trabalhar’


Jogador mais velho em campo e responsável por passar um pouco de tranquilidade aos mais jovens ao lado de nomes…


Jogador mais velho em campo e responsável por passar um pouco de tranquilidade aos mais jovens ao lado de nomes…

Esportes

Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol na despedida do Brasileiro


Campeão antecipado, o Flamengo apostou em um time alternativo em sua despedida do Campeonato Brasileiro e encerrou a sua participação…


Campeão antecipado, o Flamengo apostou em um time alternativo em sua despedida do Campeonato Brasileiro e encerrou a sua participação…

Esportes

Beatriz Ferreira perde luta, título mundial dos pesos leves e invencibilidade em Monte Carlo


A boxeadora Beatriz Ferreira perdeu a invencibilidade e o título mundial dos pesos leves, versão Federação Internacional de Boxe (FIB),…


A boxeadora Beatriz Ferreira perdeu a invencibilidade e o título mundial dos pesos leves, versão Federação Internacional de Boxe (FIB),…