Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de fevereiro de 2026

Portuguesa vence, fica perto das quartas e rebaixa a Ponte Preta para a Série A2 do Paulistão


Por Agência Estado Publicado 07/02/2026 às 18h25
Ouvir: 00:00

A Portuguesa venceu a Ponte Preta por 2 a 0, no Canindé, em São Paulo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O resultado definiu o rebaixamento do time campineiro à série A2 com uma rodada de antecedência praticamente selou a classificação da Portuguesa para a próxima fase.

Vivendo um dos piores momentos de sua história, a Ponte Preta soma apenas um ponto e continua como a única equipe que ainda não venceu na competição. O clube já havia sido rebaixado no Estadual em 2022 – retornou um ano depois como campeão, ao superar o Novorizontino -, mas volta agora à Série A2 pela quinta vez na história. Em 2024, o time campineiro também caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro e retornou ano passado.

As quedas anteriores no Estadual ocorreram em 1960, 1987, 1995 e 2022. Esta será a 19ª participação da Ponte Preta na Série A2. O último compromisso, pela oitava rodada, diante do São Paulo, em Campinas, servirá apenas para cumprir tabela.

O rebaixamento sela uma sequência de erros fora de campo. A incapacidade da diretoria em viabilizar um crédito de pouco mais de R$ 2 milhões para quitar o transfer ban – o que obrigou o clube a disputar quatro rodadas sem reforços – expôs a falta de credibilidade e a fragilidade administrativa que marcaram a campanha.

Com 12 pontos, a Portuguesa alcança a vice-liderança, um ponto atrás do Novorizontino, cumprindo uma excelente campanha nesta fase de classificação do Paulistão. A Portuguesa começou o jogo pressionando desde os primeiros minutos diante de uma Ponte Preta retraída e pouco inspirada. O domínio rendeu uma série de chances, mas a equipe demorou a transformar o volume em gol.

Maceió foi o jogador mais acionado no ataque. Aos 15 minutos, desviou chute de fora da área e a bola acertou a trave após leve toque de Diogo Silva – o auxiliar marcou impedimento, embora a posição fosse legal. Na sequência, novamente pela direita, o atacante driblou a marcação e finalizou por cima.

Apesar do controle do jogo, a Portuguesa quase sofreu o castigo em duas oportunidades. Aos 27 minutos, Elvis cruzou na medida para Tárik, que tentou de letra e furou. Em outro contra-ataque, a Ponte Preta voltou a levar perigo e acertou o travessão.

A pressão, porém, foi recompensada aos 42 minutos. Gabriel Pires recebeu na entrada da área e bateu de fora no canto esquerdo de Diogo Silva, abrindo o placar antes do intervalo.

A Portuguesa definiu o jogo, garantiu a classificação e sacramentou o rebaixamento da Ponte Preta logo aos sete minutos do segundo tempo. Maceió arriscou de fora da área, Diogo Silva espalmou para o meio da área e Matheus Cadorini, livre, apenas empurrou para o fundo do gol.

Com a vantagem no placar e o panorama encaminhado, a Portuguesa seguiu no ataque e ainda criou chances para ampliar o marcador. Do outro lado, a Ponte até tentou responder mais na base da vontade, mas produziu pouco e praticamente não conseguiu levar perigo ao longo do jogo. No final, Tárik ainda foi expulso.

Na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, a Portuguesa enfrenta o Mirassol fora de casa, no domingo, às 16h, em Mirassol. No mesmo dia e horário, a Ponte Preta se despede da competição diante do São Paulo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 2 X 0 PONTE PRETA

PORTUGUESA – Bruno Bertinato; João Vitor (Matheus Cadorini), Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Caio Roque; Guilherme Portuga, Zé Vitor (Dênis) e Gabriel Pires; Ewerthon (Gustavo Sciencia), Renê (Cauari) e Maceió (Igor Torres). Técnico: Fábio Matias.

PONTE PRETA – Diogo Silva; Bryan Borges, Lucas Cunha, David Braz e Kevyson; Keyson, Tárik, Gustavo Telles (Rodrigo Souza) e Élvis (Miguel); Nikolas (Luis Phelipe), Diego Tavares (Damião) e Lukinha (Júlio). Técnico: Marcelo Fernandes.

GOLS – Gabriel Pires, aos 42 minutos do primeiro tempo; Matheus Cadorini, aos 7 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – João Vítor e Ewerthon (Portuguesa); Lucas Cunha e Keyson (Ponte Preta).

CARTÃO VERMELHO – Tárik (Ponte Preta).

ÁRBITRO – Douglas Marques das Flores (SP).

RENDA – R$ 173.620,00.

PÚBLICO – 6.705 torcedores.

LOCAL – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

João Fonseca conhece caminho para defender título em Buenos Aires e folga na 1ª rodada


João Fonseca está perto de voltar às quadras pela primeira vez depois da eliminação na estreia do Australian Open. O…


João Fonseca está perto de voltar às quadras pela primeira vez depois da eliminação na estreia do Australian Open. O…

Esportes

Tapia defende pênaltis e Palmeiras vence Corinthians na Super Copa do Brasil Feminina


O Palmeiras venceu o Corinthians por 5 a 4 em uma disputa de pênaltis emocionante, após empate por 1 a…


O Palmeiras venceu o Corinthians por 5 a 4 em uma disputa de pênaltis emocionante, após empate por 1 a…

Esportes

Igor Thiago volta a marcar em vitória do Brentford e chega a 17 gols na Premier League


O atacante Igor Thiago voltou às redes na tarde deste sábado e ajudou o Brentford a derrotar o Newcastle, por…


O atacante Igor Thiago voltou às redes na tarde deste sábado e ajudou o Brentford a derrotar o Newcastle, por…