Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de fevereiro de 2026

Ranieri recusa oferta para comandar a Itália em sua busca pelo retorno à Copa do Mundo


Por Agência Estado Publicado 10/06/2025 às 15h05
Ouvir: 00:00

Um dos técnicos mais carismáticos do futebol italiano, Claudio Ranieri, de 73 anos, rejeitou o convite para dirigir a seleção italiana em substituição a Luciano Spalletti, demitido. Assim, o veterano treinador abdicou da missão de levar a “Azzurra” novamente a uma Copa do Mundo. “Agradeço ao presidente (Gabriele) Gravina (mandatário da Federação Italiana de Futebol) pela oportunidade”, disse o profissional sobre a oferta para treinar a equipe de seu País.

O cargo está vago apenas cinco dias após a Itália iniciar sua campanha nas eliminatórias com uma derrota sofrida por 3 a 0 para a Noruega, líder do grupo. Luciano Spalletti pagou pela derrota com o cargo, mas foi autorizado a continuar na vitória por 2 a 0 na noite de segunda-feira sobre a modesta Moldávia.

Ranieri parecia disponível após um trabalho impressionante como técnico da Roma, revitalizando o clube desde sua contratação no meio da temporada. “Os Friedkins (proprietários da Roma) me deram total apoio em qualquer decisão que eu tomasse em relação à seleção, mas a decisão é exclusivamente minha”, disse.

Descrevendo a oferta da Itália como “uma grande honra”, Ranieri disse, nesta terça-feira que “refletiu e decidiu permanecer à disposição da Roma” com total comprometimento. A carreira de quatro décadas de Ranieri como técnico inclui apenas quatro partidas como técnico da seleção. Sua passagem pela Grécia em 2014 durou apenas alguns meses e foi um raro fracasso.

Em sua trajetória no futebol, ele acumula passagens por clubes do porte da Inter de Milão, Juventus, Atlético de Madrid, Monaco e Leicester. Foi pelo time inglês que ele fez um grande trabalho ao conquistar a Premier League em 2016 com uma equipe que, no início do torneio, tinha a previsão de apenas lutar contra o rebaixamento.

A Itália agora corre contra o tempo e tem menos de três meses para encontrar um técnico antes de receber a Estônia em 5 de setembro no Grupo I, que conta com cinco equipes. Com 100% de aproveitamento em quatro jogos, a Noruega lidera a chave com 12 pontos. A Itália aparece em terceiro lugar, e tem uma vitória e uma derrota em duas partidas disputadas. Com o mesmo número de duelos, Israel está atualmente em segundo lugar, com seis pontos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Abel assume ‘exibição ruim’, cobra reposições e defende rodagem após derrota do Palmeiras


Abel Ferreira fez um diagnóstico direto após a derrota do Palmeiras para o Botafogo por 1 a 0 e tratou…


Abel Ferreira fez um diagnóstico direto após a derrota do Palmeiras para o Botafogo por 1 a 0 e tratou…

Esportes

CBF explica expulsão de Carrascal e confirma apagão no VAR durante Flamengo x Corinthians


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial na noite deste domingo, 1º, para explicar duas polêmicas durante…


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial na noite deste domingo, 1º, para explicar duas polêmicas durante…

Esportes

Fluminense bate Botafogo e carimba vaga nas quartas de final do Carioca


O Fluminense está garantido nas quartas de final do Campeonato Carioca 2026. Na noite deste domingo (01), o time das…


O Fluminense está garantido nas quartas de final do Campeonato Carioca 2026. Na noite deste domingo (01), o time das…