Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Renato Gaúcho lamenta pênalti desmarcado e exalta Fluminense: ‘Saímos de cabeça erguida’


Por Agência Estado Publicado 08/07/2025 às 19h17
Ouvir: 00:00

Renato Gaúcho não conseguia esconder a tristeza após a queda do Fluminense no Mundial de Clubes, com derrota por 2 a 0 para o Chelsea, no MetLife Stadium, em New Jersey. O sentimento do treinador, contudo, era de orgulho e gratidão pelo trabalho realizado nos Estados Unidos. Na visão do técnico, o Fluminense deixa a competição de “cabeça erguida” e o Brasil “resgata a credibilidade” no planeta.

“Sem dúvida alguma a gente sai de cabeça erguida pelo o que fez. Sabíamos que ia ser difícil diante de uma equipe bastante qualificada. Tentamos, mas eles saíram na frente, e o segundo gol em um contra-ataque deu tranquilidade. Valeu pela campanha”, afirmou o treinador.

Na visão de Renato Gaúcho, a partida estava sob controle até João Pedro acertar belo chute e abrir o marcador aos 17 minutos. “O jogo estava sendo controlado. A gente sabia que ia receber pressão forte do Chelsea, estava sabendo sofrer, mas infelizmente para a gente, João Pedro acertou aquele belo chute de fora da área. E quando sai na frente é uma vantagem grande pelo calor, ter de correr atrás do adversário não é fácil.”

O técnico relutou em falar do pênalti ainda no gramado, disse que estava de longe e que precisava ver melhor e com calma no vestiário. Na coletiva, admitiu que se a marcação tivesse sido mantida, o rumo da partida seria diferente.

“Na minha visão foi pênalti. Vão dizer que estava com o braço colado, mas eu marcaria. Existem árbitros que marcam, outros não, mas se tivesse sido marcado, a gente faria o gol e o rumo do jogo seria diferente e a história seria totalmente diferente”, disse. “Não é desculpas.”

Semifinal avaliada, o técnico ainda ressaltou o “retorno da credibilidade” do futebol brasileiro para os amantes da bola do planeta após as campanhas de Fluminense, Flamengo, Botafogo e Palm3eiras no Mundial de Clubes.

“Acho que a credibilidade voltou bastante forte para o futebol brasileiro pelo que as equipes fizeram, Flamengo, Palmeiras e Botafogo e agora o Fluminense, indo até uma semifinal”, frisou, novamente pedindo respeito aos técnicos do País.

“Em termos de Europa e do mundo, resgatamos a credibilidade. Mas o Brasil precisa olhar seus treinadores com outros olhos e valorizar. Nada contra estrangeiros, pelo contrário, há espaço para todos, mas só se falam dos estrangeiros e mostram pouco interesse aos brasileiros”, disparou. “O Mundial fez com que os treinadores brasileiros subissem bastante na cotação e espero que tenham respeito.”

O Fluminense não joga no fim de semana pelo Brasileirão com o Mirassol para descansar. O retorno aos gramados deve acontecer no dia 17 de julho, no Maracanã, diante do Cruzeiro. “Chegamos em uma semifinal, os rivais foram superiores, foram melhores, mas a gente sai de cabeça erguida pelo que fez, levantamos nossa credibilidade no mundo todo e agora é voltar à nossa realidade. Com certeza, não só nosso grupo, mas o torcedor está bastante orgulhoso do que fez e vamos focar no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Sul-Americana.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

São Paulo anuncia a contratação do volante Danielzinho, ex-Mirassol, até 2027


O São Paulo iniciou nesta sexta-feira, a reformulação para a temporada 2026. O clube anunciou a contratação do volante Danielzinho…


O São Paulo iniciou nesta sexta-feira, a reformulação para a temporada 2026. O clube anunciou a contratação do volante Danielzinho…

Esportes

Jornal inglês elege os 100 melhores do mundo com só Arrascaeta e CR7 atuando fora da Europa


O jornal The Guardian, da Inglaterra, montou um ranking dos 100 melhores jogadores do planeta em 2025. Apenas dois atletas…


O jornal The Guardian, da Inglaterra, montou um ranking dos 100 melhores jogadores do planeta em 2025. Apenas dois atletas…

Esportes

Goleiro do PSG, Safonov sofreu fratura na mão durante final contra o Flamengo


Grande nome da disputa por pênaltis na final da Copa Intercontinental, ao defender quatro cobranças de jogadores do Flamengo, após…


Grande nome da disputa por pênaltis na final da Copa Intercontinental, ao defender quatro cobranças de jogadores do Flamengo, após…