Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Ronaldo acerta venda da SAF do Cruzeiro ao empresário Pedro Lourenço


Por Agência Estado Publicado 29/04/2024 às 21h10
Ouvir: 00:00

Ronaldo acertou a venda de 90% das ações da SAF do Cruzeiro ao empresário de 68 anos Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH. O acordo foi selado em reunião na tarde desta segunda-feira no centro de treinamento do clube em Belo Horizonte, e ainda depende de aprovação de órgãos regulatórios e tramitações legais. O valor da negociação não foi divulgado.

“Estamos comprando a SAF do Ronaldo não comercialmente. É o amor que temos pelo Cruzeiro. Lógico que é um negócio, mas é pelo carinho e o respeito que tenho pelo torcedor. Essa compra do Cruzeiro é pelo amor que tenho pelo clube”, disse Lourenço em entrevista coletiva. A porcentagem adquirida pelo empresário foi a mesma fatia comprada por Ronaldo em dezembro de 2021. Na época, o ex-jogador desembolsou R$ 400 milhões na transação.

Lourenço também destacou o desejo de ter o executivo Alexandre Mattos como o “homem do futebol” do Cruzeiro. O dirigente estava no América-MG e já teve a saída comunicada pelo clube. “Ele (Mattos) está animado. O Pedro (filho de Lourenço) vai ser o assistente do Alexandre”, afirmou o novo dono da SAF cruzeirense à Rádio Itatiaia.

Mais tarde, o Cruzeiro comunicou que o diretor interino de futebol do time, Paulo André, anunciou a saída do posto, e agradeceu ao executivo nas redes sociais. “Paulo participará do processo de transição com o futuro gestor da área”, escreveu o clube.

Pedro Lourenço era conselheiro do Cruzeiro e já se envolveu na gestão do clube com patrocínio e investimentos para contratação de jogadores na década passada. Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercadistas (Abras), a rede de supermercados do empresário registrou faturamento de mais de R$ 17.3 bilhões em 2023, o quinto maior do Brasil no período.

Ronaldo assumiu a SAF do Cruzeiro em 2021 e conduziu a equipe de volta à elite do futebol brasileiro no primeiro ano de gestão. O ex-jogador e ídolo cruzeirense dentro das quatro linhas falou sobre a venda. “Uma mistura de sentimentos bate em mim hoje, mas principalmente o sentimento de dever cumprido”, afirmou.

“Inevitável não lembrar dois anos e quatro meses atrás quando eu irresponsavelmente assumi esse grande desafio que foi comprar a SAF do Cruzeiro. De lá para cá, muitos desafios enfrentamos. A grande maioria deles, vencemos. Entrego o Cruzeiro nas mãos do Pedrinho com a sensação de tranquilidade e de dever cumprido, uma vez que a situação do Cruzeiro era muito precária”, afirmou o ex-jogador. “Quero agradecer a todos os colaboradores do Cruzeiro, funcionários, jogadores, treinadores, diretores e o maior patrimônio do Cruzeiro, que é a torcida.”

Ronaldo também comentou que cumpriu o objetivo que tinha no clube mineiro. “Reerguer o Cruzeiro, colocar no seu devido lugar e, no momento certo, passar para a pessoa certa”, disse. “Estarei sempre na torcida para que possam fazer o Cruzeiro cada vez maior.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Livro resgata bastidores e conquistas do São Paulo na temporada de 2005


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…


O publicitário e jornalista Daniel Perrone lançou, na última terça-feira (16), o livro “2005 – Dias de Glória”, que revisita…

Esportes

Flamengo e Lanús conhecem datas e horários de duelos pela Recopa 2026; veja detalhes


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira, 18, as datas e horários dos jogos da Recopa 2026, torneio que reúne o Flamengo,…

Esportes

Após vice, Verstappen escolhe número 3 para 2026: ‘Meu favorito’


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…


Após três temporadas utilizando o número 1, Max Verstappen deixará de correr com o símbolo do campeão da Fórmula 1…