Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Rony garante vitória diante de valente São Bernardo e Palmeiras vai à semifinal


Por Agência Estado Publicado 11/03/2023 às 21h07
Ouvir: 00:00

Debaixo de chuva, o Palmeiras venceu o São Bernardo, por 1 a 0, neste sábado, e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. Jogando diante da torcida, no Allianz Parque, o time alviverde mantém a invencibilidade na temporada e fica entre os quatro melhores do Estadual pelo nono ano consecutivo. Com o resultado, o time de Abel Ferreira não tem mais como ser alcançado na classificação geral e irá disputar o título em casa em uma eventual final.

Rony, recém-convocado para a seleção brasileira, voltou a balançar as redes e justificou o porquê de ter sido chamado pelo interino Ramon Menezes. O atacante marcou o único gol da partida, de cabeça, e chegou aos seis gols na temporada. O jogador é o goleador do time no Paulistão e vice-artilheiro da competição, ao lado de John Kenedy (Ferroviária) -. Róger Guedes (Corinthians) e Galoppo (São Paulo) lideram com oito gols. Rony e Bruno Tabata, escolhido por Abel para começar o jogo em vez de Endrick, saíram de campo muito aplaudidos.

O São Bernardo chegou às quartas de final como a grande surpresa do Paulistão. Na mesma chave do Palmeiras, o time do ABC fez 26 pontos em 12 e ainda não tinha perdido para nenhum dos grandes na competição. As coisas começaram a desandar para a equipe são-bernardense após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. Sem Vitinho, fora por lesão grave, o time passou a ter dificuldade em encontrar diferentes soluções ofensivas, como ficou claro na partida contra o Palmeiras, apesar da valentia mostrada em campo.

O time de Abel Ferreira encontrou um adversário diferente do que estava acostumado a encarar neste Paulistão, menos encostado atrás. O Palmeiras ficou mais com a bola no início de jogos e buscou explorar as jogadas pelos lados, especialmente na direita. Até os 30 da etapa inicial, a bola passeou quatro vezes na frente do goleiro Alex Alves, mas não encontrou nenhum jogador de verde para mandar para as redes.

O Tigre do ABC não se intimidou, cresceu ao longo do primeiro tempo e teve duas boas chances, se aproveitando principalmente de vacilos na defesa alviverde. Após erro de posicionamento, Felipe Marques invadiu a área sozinho e obrigou Weverton a fazer grande defesa. O goleiro palestrino voltou a aparecer minutos depois, quando Chrystian tentou de letra na pequena área e o arqueiro espalmou para a linha de fundo. Apesar de insinuante, o São Bernardo viu o Palmeiras abrir o placar quando Gabriel Menino cruzou bola na direita e encontrou Rony na grande área. A jogada finalmente surtiu efeito e o camisa 10 cabeceou para estufar as redes e tirar o zero do marcador, aos 41 do primeiro tempo.

O Palmeiras manteve sua estratégia na segunda etapa e seguiu explorando o flanco direito. A torcida se levantou quando Bruno Tabata se livrou de dois marcadores na linha de fundo, deu bonito drible e rolou para Raphael Veiga. O meia, que recentemente também foi chamado para a seleção, invadiu a área sozinho, mas bateu para fora. Minutos depois, o Palmeiras voltou a agredir o São Bernardo e jogada individual de Rony, que puxou para a perna canhota da entrada da área e obrigou o goleiro adversário a fazer boa defesa.

Com a vantagem no placar, o Palmeiras não arriscou saídas perigosas e se manteve bem postado na defesa, uma das marcas de Abel Ferreira no comando palestrino. O relógio foi passando e o São Bernardo não conseguiu encaixar mais nenhuma jogada de perigo. Na melhor chance, o atacante Hugo Sanches não conseguiu finalizar após bom passe e desperdiçou a chance do empate. O time do ABC não desistiu enquanto teve fôlego e assustou com alguns cruzamentos perigosos, mas abusou das faltas no meio-campo na reta final de partida e os donos da casa seguiram com a vantagem mínima no placar até o final do jogo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 0 SÃO BERNARDO

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Jailson); Bruno Tabata (Giovani), Rony (Rafael Navarro) e Dudu (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira.

SÃO BERNARDO – Alex Alves; Hélder (Fernando Neto), Romércio e Rafael Vaz; Jeferson (Matheus Régis), Henrique Lordelo (Romisson), Rodrigo Souza e Arthur Henrique; Léo Jabá, Chrystian e Felipe Marques (Hugo Sanches). Técnico: Márcio Zanardi.

GOLS – Rony, aos 41 do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Edina Alves Batista

CARTÕES AMARELOS – Alex Alves, Rafael Vaz, Rodrigo Souza, Jeferson e Chrystian (São Bernardo); Zé Rafael e Raphael Veiga (Palmeiras)

PÚBLICO – 39.258

RENDA – R$ 2.628.026, 38

LOCAL – Allianz Parque

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…