Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de janeiro de 2026

Rybakina reage em jogo quase perdido, bate Sabalenka e conquista o Australian Open pela 1ª vez


Por Agência Estado Publicado 31/01/2026 às 08h12
Ouvir: 00:00

Algoz de Aryna Sabalenka na decisão do WTA Finals de 2025, Elena Rybakina voltou a derrotar a tenista número 1 do mundo na decisão do Australian Open, neste sábado, em Melbourne, e conquistou pela primeira vez o troféu do Grand Slam que abre a temporada.

A campeã de Wimbledon 2022 e número 5 do ranking da WTA, que havia sido derrotada por Sabalenka na final do Autralian Open de 2023, desta vez demonstrou frieza quando perdia por 3/0 no terceiro set para virar e levar a melhor no Melbourne Park por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, em 2h18 de partida.

Após alcançar sua quarta final seguida na Austrália, a belarussa, por sua vez, deixou a quadra Rod Laver Arena cabisbaixa pelo segundo ano consecutivo – havia sido derrotada pela americana Madison Keys no ano passado.

Rybakina surpreendeu a bicampeã do torneio australiano logo no início da partida e quebrou o serviço da número 1 do mundo, que passou todo o set desconfortável, atrás no placar. Apesar de melhorar na partida, Sabalenka não conseguiu igualar o marcador e sofreu com as devoluções rápidas da adversária.

Após salvar dois break points no oitavo game, a número 5 do mundo se mostrou mais eficiente e, no comando da partida até então, confirmou seu serviço no décimo game para fechar a parcial em 6/4 – foi o primeiro set cedido por Sabalenka desde o WTA Finals de novembro de 2025.

Em desvantagem, Sabalenka voltou mais ligada no segundo set e, diferentemente do primeiro, pressionou Rybakina desde o início: saiu à frente e desperdiçou três break points no segundo game. Apesar da agressividade da líder do ranking, a cazaque manteve o confronto equilibrado sem ceder games à rival até o décimo game, quando teve o serviço quebrado e permitiu que Sabalenka fechasse em 6/4.

A quebra de serviço na parcial anterior abalou Rybakina e Sabalenka aproveitou. Dominante, a belarussa atacou com golpes potentes no início do terceiro set, confirmou seu serviço com facilidade e tratou de quebrar novamente o saque da adversária, abrindo 2/0 no marcador. A cazaque até teve a chance de igualar no game seguinte, mas desperdiçou o break point e permitiu à campeã de 2023 e 2024 ampliar a vantagem para 3/0.

Quando parecia que Sabalenka, enfim, teria o controle da partida, Rybakina reagiu de forma impressionante, quebrou o serviço da belarussa no quinto game, salvou um break point e igualou o placar em 3/3. A belarussa caiu de rendimento e viu a adversária embalar cinco games seguidos, quebrando outro serviço, virando para 5/3. A cazaque de 26 anos confirmou seu saque com um ace para fechar o duelo em 6/4 e levar a taça.

ELISE MERTENS VOLTA À LIDERANÇA DO RANKING COM TÍTULO NAS DUPLAS FEMININAS
Também neste sábado, Elise Mertens marcou seu retorno ao topo do ranking de duplas femininas com o título do Australian Open, ao lado da chinesa Zhang Shuai. Após quatro anos separadas, a dupla reagiu depois de um início ruim e derrotou Anna Danilina, do Casaquistão, e Aleksandra Krunic, da Sérvia, por 7/6 (7/4) e 6/4.

Nas duplas masculinas, logo no segundo torneio que disputam juntos, o americano Christian Harrison e o britânico Neal Skupski conquistaram o troféu com um triunfo sobre a dupla da casa formada por Jason Kubler e Marc Polmans também por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4) e 6/4.

Na final de duplas mistas, disputada na sexta-feira, os australianos Olivia Gadecki e John Peers se tornaram a primeira dupla a conquistar títulos consecutivos desde 1989, após derrotarem os franceses Kristina Mladenovic e Manuel Guinard por 2 a 1 (4/6, 6/3 e 10/8).

No torneio masculino, a final de simples reunirá o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, e o sérvio Novak Djokovic, recordista de troféus do torneio (10). A partida será realizada neste domingo, no Melbourne Park, a partir das 5h30 (horário de Brasília).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Jokic volta aos Nuggets em triunfo sobre os Clippers; Doncic faz ‘triple-double’ em 20 minutos


Pela primeira vez em quadra desde que sofreu uma lesão no joelho esquerdo em dezembro do ano passado, Nikola Jokic…


Pela primeira vez em quadra desde que sofreu uma lesão no joelho esquerdo em dezembro do ano passado, Nikola Jokic…