Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Sem Robinho Jr, 10 afastados e R$ 60 milhões em reforços: por que Santos desistiu de Sampaoli


Por Agência Estado Publicado 20/08/2025 às 21h30
Ouvir: 00:00
imagem-2025-08-20-220144235
Foto: Reprodução/Instagram

Após dias de conversa, o Santos desistiu de tentar acertar o retorno de Jorge Sampaoli. Foram muitas as exigências do treinador argentino, que irritou a diretoria santista, sobretudo o executivo de futebol Alexandre Matos.

Santos e Sampaoli chegaram a acertar tempo de contrato, salário e valor da multa rescisória. O clube havia aceitado algumas exigências do treinador, como a indicação de profissionais para o departamento médico. Mas o treinador passou a fazer outros vários pedidos que incomodaram os dirigentes.

Sampaoli exigiu a contratação de ao menos três atletas. Ele queria um lateral-esquerdo, um meio-campista e um atacante de velocidade. Os três seriam utilizados nos lugares de Souza, Gabriel Bontempo e Robinho Jr., todos atletas oriundos das categorias de base e que foram promovidos ao time principal neste ano.

O trio, entende a diretoria santista, não é culpado pelos resultados ruins do time nesta temporada. Souza e Bontempo, inclusive, ganharam sequência entre os titulares com Cléber Xavier graças às boas atuações dos dois. Promovido recentemente aos profissionais, Robinho Jr. tem atuado menos porque é maior a concorrência no ataque.

O Estadão apurou que o técnico gostaria que o Santos buscasse jogadores de ‘nível europeu’, que hoje jogam nas principais ligas europeias. O clube, porém, vive dificuldades financeiras, já abriu os cofres neste ano e não é mais capaz de fazer novos investimentos vultosos. Os atletas pedidos pelo argentino, juntos, custariam no mínimo 10 milhões de euros – cerca de R$ 63 milhões.

Sampaoli indicou aos cartolas santistas que não utilizaria todo o elenco. Sua ideia era afastar 10 jogadores. Daí a necessidade, ele entendia, de contratar novos atletas. O argentino está desempregado desde janeiro, quando deixou o Rennes, da França.

Sampaoli havia afirmado ao jornalista argentino César Luis Merlo que estaria disposto a assumir o comando santista, mas tinha destacado a necessidade de reforços para que um projeto esportivo fosse consistente.

“É um orgulho que o clube me procure e um grande desafio. Estou disposto a assumir, mas pedi à diretoria que faça um esforço com os reforços para consolidar um bom projeto esportivo”, dissera.

Sem técnico depois de demitir Cléber Xavier, o Santos segue sob enorme pressão graças à vexatória goleada sofrida para o Vasco no último domingo. Torcedores invadiram o CT Rei Pelé na terça-feira, dois dias depois do jogo, utilizando faixas, cartazes e cânticos de protesto contra dirigentes e jogadores. Neymar, um dos atletas do elenco, estava no local no momento do ato, que contou com forte presença da Polícia Militar.

O episódio ampliou a tensão em um ambiente já fragilizado. A equipe ocupa a 15ª posição no Brasileirão com 21 pontos, muito próxima da zona de rebaixamento. A direção ainda não se pronunciou oficialmente sobre o protesto, mas sabe que a escolha do próximo técnico terá impacto direto não apenas no desempenho esportivo, como também na relação com a torcida.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…