Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Técnico da Polônia pede demissão após entrar em atrito com Lewandowski


Por Agência Estado Publicado 12/06/2025 às 10h03
Ouvir: 00:00
fcbarcelona_1743112256_3597808833080279379_260375673
Foto: Reprodução/Instagram

O técnico da seleção polonesa, Michal Probierz, pediu demissão nesta quinta-feira após entrar em atrito com o principal jogador do time, Robert Lewandowski. O atacante do Barcelona havia afirmado que não defenderia mais a sua seleção enquanto Probierz fosse o treinador do time.

“Cheguei à conclusão de que, dada a situação atual, a melhor decisão para o bem da seleção nacional é minha renúncia ao cargo de técnico”, afirmou o treinador, em comunicado publicado pela Federação Polonesa de Futebol.

A crise entre técnico e jogador aconteceu após decisão de Probierz de destituir Lewandowski do posto de capitão da equipe na véspera da partida contra a Finlândia, pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2026, no início desta semana. Ele nomeou o meio-campista Piotr Zielinski, da Inter de Milão, como o novo capitão.

O atacante disse ter ficado surpreso com a decisão e com a forma como foi informado sobre a perda da braçadeira, em uma ligação por telefone, quando já estava em casa. “Não sou capitão há um ou dois anos. Uso a braçadeira há 11 anos e estou na seleção há 17. Senti que essas questões deveriam ser tratadas de forma diferente”, afirmou.

Insatisfeito com a decisão, Lewandowski afirmou que não jogaria mais pela seleção enquanto Probierz continuasse como técnico. “O técnico traiu minha confiança. No entanto, quero enfatizar: não é que eu esteja repentinamente ofendido pela seleção. Ao longo dos anos, sempre dei tudo pela seleção”, declarou. “Não se trata nem da decisão sobre a braçadeira, mas de como ela me foi comunicada.”

Sem o veterano, a Polônia sofreu uma dura derrota por 2 a 1 para a Finlândia, colocando em risco suas chances de classificação. Antes, o atacante de 36 anos desistira de disputar o amistoso com a Moldávia, na sexta-feira, alegando cansaço após a longa temporada com o Barcelona.

Lewandowski detém alguns dos principais recordes da seleção polonesa. Ele é o jogador com o maior número de partidas pela equipe na história, com 158 jogos. E é o artilheiro do time, com 85 gols.

Probierz, por sua vez, vinha comandando o time polonês desde setembro de 2023 após a decepcionante passagem do português Fernando Santos pela equipe. O treinador polonês liderou a seleção na conquista da classificação para a Eurocopa do ano passado. Mas, desde então, tem enfrentado dificuldades com a equipe.

O presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, convocou Probierz na quarta-feira para discutir o assunto. “Dou muita liberdade aos treinadores, mas isso acarreta responsabilidade. Espero resultados, acima de tudo. Foram dias difíceis para os torcedores da seleção nacional”, declarou o dirigente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Real Madrid tem reunião com Xabi Alonso e começa a sondar novos técnicos, diz jornal


A derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, neste domingo, no Santiago Bernabéu, fez o Real Madrid…


A derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, neste domingo, no Santiago Bernabéu, fez o Real Madrid…

Esportes

Vojvoda promete reconstrução e pede permanência de Neymar: ‘O Santos precisa dele’


Juan Pablo Vojvoda deixou a Vila Belmiro no domingo com um sentimento claro: alívio. O treinador, que conduziu o Santos…


Juan Pablo Vojvoda deixou a Vila Belmiro no domingo com um sentimento claro: alívio. O treinador, que conduziu o Santos…

Esportes

LeBron decide, Doncic faz triple-double e Lakers vencem; Thunder chega a 15 triunfos seguidos


O Los Angeles Lakers voltou a respirar na Conferência Oeste com uma vitória por 112 a 108 sobre o Philadelphia…


O Los Angeles Lakers voltou a respirar na Conferência Oeste com uma vitória por 112 a 108 sobre o Philadelphia…