Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2025

WTorre assina contrato e inicia troca do gramado do Allianz Parque estimada em R$ 11 milhões


Por Agência Estado Publicado 11/12/2025 às 18h17
Ouvir: 00:00

O Palmeiras e o WTorre definiram o fornecedor do novo gramado sintético do Allianz Parque: a Soccer Grass. O contrato foi assinado nesta quinta-feira e as obras para instalar a nova superfície na arena palmeirense já começaram.

O campo não será reformado. Trata-se da instalação de um novo gramado, também sintético. A obra custará cerca de R$ 11 milhões, segundo apurou o Estadão.

O Palmeiras aprovava o gramado, mas entendia que uma troca era necessária, visto que um campo sintético mais moderno será capaz de sentir menos os efeitos da grande carga de eventos que recebe o estádio.

Em 2025, a arena recebeu 32 jogos e 27 shows, além de 200 eventos corporativos. Mais de 2 milhões de pessoas passaram pelo local. Há ainda duas apresentações marcadas para este mês: Limp Bizkit e Ney Matogrosso.

A previsão é de que a troca da grama leve pelo menos 45 dias para ser concluída. O estádio não pode ser usado para jogos de futebol nesse período, mas é possível usá-lo para shows. Portanto, a arena vai continuar recebendo apresentações musicais durante a operação.

Sem seu estádio no início da temporada, o Palmeiras mandará seus primeiros compromissos pelo Paulistão na Arena Barueri, estádio concedido a uma das empresas da presidente Leila Pereira.

O objetivo, com a mudança, é ter um gramado melhor do que o atual, que foi instalado em 2020 e, como qualquer piso, seja natural ou sintético, desgasta com o tempo, embora a superfície atual, de origem holandesa, ainda esteja dentro da garantia.

Será colocado um campo parecido com o atual, mas atualizado. Será o mesmo sistema, com melhorias. Hoje, dizem os especialistas, existem tecnologias não disponíveis há cinco anos, quando o Palmeiras e a WTorre decidiram instalar o sintético no estádio.

Segundo a Soccer Grass, o gramado sintético do Allianz Parque é o mais próximo de um campo natural em todos os estádios da América Latina porque utiliza fios de grama na base do sistema de tecelagem dos tufos, contribuindo para a manutenção, regularidade do jogo, permeabilidade e drenagem do campo.

O piso do Allianz foi reformado no início do ano passado. Em março, foi colocada uma cortiça importada de Portugal no lugar do termoplástico da grama, de material sintético e oriundo da indústria petrolífera e que derreteu devido às ondas de calor e à poluição.

As críticas à utilização do gramado sintético, que ganharam força na última semana, fizeram o Palmeiras e outros quatro clubes se posicionarem nesta quinta por meio de nota.

Nesta semana, o Flamengo apresentou à CBF proposta para aprimoramento dos gramados do País. O documento do clube rubro-negro cita, entre outras medidas, a proibição de jogos na grama sintética.

Alessandro Oliveira, CEO da Soccer Grass, afirma que a discussão é política, não técnica, e que o Palmeiras não leva vantagem por atuar num campo sintético.

“O Palmeiras foi jogar contra o Bahia e um jogador se lesionou (Lucas Evangelista). Se fosse no sintético, imagina o que esses caras estariam falando?”, questiona ele, ao Estadão. “A gente vê que é só clubismo. É o Flamengo querendo acertar o Palmeiras.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Diego Fernandes recebe aval para investimento no São Paulo condicionado a modernização


O empresário Diego Fernandes, conhecido no mundo do futebol por ter intermediado as negociações de Carlo Ancelotti na seleção brasileira,…


O empresário Diego Fernandes, conhecido no mundo do futebol por ter intermediado as negociações de Carlo Ancelotti na seleção brasileira,…

Esportes

CBF estuda aumentar limite de partidas para jogadores mudarem de clube no Brasileirão


Depois de promover mudanças na Copa do Brasil, a CBF também deve propor alterações no regulamento do Brasileirão. O plano…


Depois de promover mudanças na Copa do Brasil, a CBF também deve propor alterações no regulamento do Brasileirão. O plano…