Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Coloridos, com massa saborizada… Conheça pastéis inusitados de Maringá


Por Creative Hut Publicado 22/01/2022 às 19h00 Atualizado 20/10/2022 às 11h57
Ouvir: 00:00

Pastel com massa colorida e saborizada, pastel “gigante” e até pastel em homenagem à Catedral de Maringá (Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória). O GMC Online preparou uma lista com alguns pastéis inusitados que fazem sucesso em Maringá. Confira abaixo:

Pastel de massa colorida e saborizada 

Massas coloridas e saborizadas. Foto: Divulgação/Funny Pastéis

Desde 2019, um estabelecimento de Maringá vende pastéis com massas saborizadas e coloridas. Ou seja, além do recheio, o cliente também escolhe o sabor da massa e cada opção tem uma cor diferente.

Os sabores e cores das massas são: alho (roxo), ervas finas (verde), salsa e cebola (verde claro), pimenta (vermelha), queijo (amarela) e chocolate (marrom), além da tradicional e o Tempero do Chef, que tem massa integral. Todas elas são zero ovo e lactose. A massa sabor chocolate tem certificação Kosher, de alimentos que obedecem às leis judaicas

O proprietário do estabelecimento é Matheus Henrique da Silva, que também é analista de sistemas. Ele trabalhava desenvolvendo softwares para estabelecimentos de comida e resolveu criar sua própria pastelaria. “Trabalho com sistemas para restaurante e conheci [as massas saborizadas] em um cliente em Astorga. Logo me apaixonei pela ideia de um pastel com sabor na massa. As campeãs de vendas são: ervas finas e alho”, relatou em entrevista ao GMC Online.

Foto: Divulgação/Funny Pastéis

As massas vêm de uma fábrica de São Paulo e na pastelaria são produzidos os recheios, montados e fritados os pastéis. Além dos recheios tradicionais, o estabelecimento também trabalha com pastéis personalizados de três a cinco recheios, à escolha do cliente.

A Funny Pastéis fica na Av. Mario Clapier Urbinati, 819, na Zona 7, em Maringá.

‘Pastedral’

 Foto: Prefeitura de Maringá

Um pastel com o formato da Catedral de Maringá, criado por um feirante da cidade, viralizou em setembro do ano passado. O “Pastel Catedral”, carinhosamente apelidado de “Pastedral”, ganhou fama depois que o prefeito Ulisses Maia publicou uma foto no Instagram conhecendo e experimentando a novidade. A publicação teve milhares de curtidas. Veja abaixo:

O pastel é criação do José Adelmo de Oliveira, 55 anos, da barraca Adelmo’s Pastel. Feirante há cerca de 20 anos, ele conta que o objetivo é homenagear a cidade. “Como maringaense, quis prestigiar essa cidade que eu tanto amo. Então criamos o ‘Pastel Catedral’ para homenagear Maringá e a Catedral, que é a oitava maravilha do mundo”, explicou em entrevista ao GMC Online, em setembro do ano passado.

O recheio é carne, queijo, presunto e azeitona. O pastel é vendido nas principais feiras da cidade: aos domingos na Avenida Mauá, aos sábados em frente à Catedral, às terças-feiras ao lado do Teatro Reviver e às quartas na Praça Emiliano Perneta.

A novidade viralizou e, inclusive, foi parar na página do “Dicionário Maringaense” no Instagram. A montagem é de Luiz Guilherme Melo. Veja abaixo:

Pastel ‘gigante’

Entre os pastéis inusitados que fazem sucesso em Maringá está o pastel “gigante”, também da barraca do Adelmo. Medindo aproximadamente 50 centímetros, o pastel é recheado com carne, presunto, queijo mussarela, azeitona e ovo.

“Faço ele há cerca de dez anos e, depois da febre que foi o Pastel Catedral, todos começaram a conhecer também o especial, que é o maior pastel de Maringá. Sou o único pasteleiro da cidade que faz um especial desse tamanho, geralmente fazem metade do tamanho do meu”, afirma o feirante.

Pastel mini-ovo

Pastel mini-ovo é uma invenção maringaense. Foto: Reprodução

E falando em pastel, tem também o famoso mini-ovo, que é uma invenção maringaense. Recheado com carne moída, queijo mussarela e metade de um ovo, ele é o mais pedido, segundo os proprietários das barracas de pastel na Feira do Produtor, realizada no estacionamento do estádio Willie Davids. O adorado recheio é difícil de encontrar em feiras de outras cidades.

E quem criou a receita foi o casal Luisa e Roberto Toshinobu Koyama. Em entrevista ao GMC Online em 2019, a filha deles, Cristiane Koyama, explicou como surgiu a ideia: “Na época só havia pastel de carne e de queijo. Só que meu pai notou que ia numa sorveteria, por exemplo, e havia vários sabores disponíveis. Então ele e a esposa resolveram criar novos sabores de pastel. Foi daí que surgiu o ‘mini ovo’ e também o ‘enroladinho’”, disse.

Isso mesmo. O pastel “enroladinho” também foi uma invenção do casal Koyama. “Eles queriam criar pastéis com sabores diferentes e se inspiraram no sabor e formato característicos da linguiça”, relatou Cristiane. Segundo ela, a carne é colocada ainda crua no salgado e frita junto com o pastel.

Foto: Reprodução

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação