Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Tempestades mais incríveis


Por De olho no céu, por Acácio Cordioli Publicado 29/01/2019 às 12h00 Atualizado 19/02/2023 às 19h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesses 8 anos caçando e observando as tempestades em Maringá e região, tenho sempre me deparado com formações incríveis, que sinceramente no início me causavam espanto, mas que agora me fascinam.

Ao longo desses anos constantemente tenho enfrentado situações inesperadas, afinal, todo dia que saio para registrar as tempestades eu não sei o que me espera. Nessas saídas já enfrentei quase tudo que as tempestades são capazes de produzir: foram diversas chuvas de granizo, ventos fortes de chacoalhar o carro, chuvas intensas de perder totalmente a visibilidade na estrada, super células, microexplosões e muitos outros fenômenos.

Com tantas experiências preparei um top 10 das interceptações que mais me marcaram nesses anos. E devo ser sincero: foi difícil escolher. Para mim, nenhuma tempestade é igual a outra, por mais que a estrutura ou o tipo de nuvem se repita algumas vezes, elas sempre são diferentes, sempre terá uma luz diferente, um vento diferente, uma temperatura diferente. A atmosfera é muito dinâmica, você nunca verá uma tempestade igual a outra.

10º Lugar

A primeira interceptação – 29/10/2013

Não tem como não iniciar esse top 10 com a primeira tempestade que registrei. Foi em outubro de 2011, quando por volta das 15h, uma forte tempestade se desenvolveu ao sul de Maringá e avançou sobre a cidade acompanhada de uma bela nuvem Rolo, causando ventos de 108 km/h no aeroporto da cidade.

9º Lugar

Tempestade matutina no dia 28/05/2013

Essa tempestade aconteceu por volta das 8h. A formação avançou sobre a cidade como se fosse uma verdadeira onda. O sol da manhã no lado oposto iluminando a base da tempestade e parte da cidade foi um verdadeiro espetáculo.

Video 

8º Lugar

Frente de rajada – 02/11/2016

Esta é uma das tempestades com a formação mais incrível de frente de rajada que já presenciei. Essa tempestade foi registrada quando uma forte frente fria ingressou no estado e gerou uma grande linha de instabilidade, que literalmente varreu nossa região com ventos fortes e uma incrível nuvem “Shelf Cloud” ou nuvem Prateleira, se preferir.

Vídeo

7º Lugar 

Tempestade com rotação – 04/11/2017

Essa tempestade é uma das mais marcantes para mim. Assim como a anterior, ela se formou proveniente de uma frente fria que avançava pelo estado naquela tarde, mas essa teve um diferencial. Neste dia, os ventos que vêm da Amazônia, o famoso Jato de Baixos Niveis (JBN), estavam fortes, o que acabou fazendo com ela ganhasse uma rotação incrível conforme ela avançava pela região. Ver toda aquela tempestade girando foi impressionante.

Vídeo

6º Lugar

Super célula – 03/10/2013

Esse dia foi uma das interceptações mais intensas, primeiro porque na época não tínhamos acesso à internet em campo como temos agora. Nesse dia eu e meu parceiro de caçadas observamos a formação de uma super célula no radar e fomos a campo aguardar a chegada dela. Infelizmente ficamos boa parte da interceptação cobertos pela cortina de chuva, mas ao avistarmos a formação do mesociclone mais a oeste da cidade, partimos para cima dele para fazer os registros. Com o tanque do carro na reserva e uma verdadeira chuva de raios e intensas rajadas de vento, adrenalina não foi o que faltou nesse dia. 

Vídeo

5º Lugar

Primeira nuvem Funil – 02/01/2013

A primeira nuvem Funil que registramos em campo não podia ficar fora desse top 10. Foi uma das poucas caçadas em que estávamos todos do grupo juntos em campo. Felizmente a formação não chegou a tocar o solo, durou pouco mais de 3 minutos e logo se dissipou.

Vídeo

4º Lugar 

Tempestade noturna com um possível tornado – 06/01/2014

Eu nunca irei me esquecer dessa noite. Essa foi a tempestade elétrica mais ativa que já tive o prazer de registrar. Os raios eram contínuos. Em um certo momento as descargas elétricas tinham menos de um segundo de intervalo e observar a formação de uma grande nuvem funil entre os relâmpagos não foi uma boa experiência, aquilo foi assustador. (Aliás, esse dia merece um post só sobre ele, pois teve um acontecimento único).

Vídeo

3º Lugar

Tempestade no amanhecer – 20/08/2017

Essa nuvem Shelf (prateleira) é a minha preferida. Nesse dia, saímos para registrar a tempestade por volta das 5h da manhã, um horário bem incomum, mas que valeu muito a pena. Ver a tempestade avançando do oeste e o sol nascendo ao leste iluminando toda sua estrutura, foi incrível. O melhor ainda foi sair correndo da chuva de granizo com o carro derrapando na estrada repleta de lama. Quase acabamos atolados em meio a uma tempestade severa. 

Vídeo 

2º Lugar

Meu primeiro tornado – 15/12/2015

Esse foi um verdadeiro show da natureza, nunca me esquecerei daquela noite entre Maringá e Marialva. Ainda bem que o tornado durou pouco tempo e rapidamente se dissipou. Provavelmente tenha sido um de pequenas proporsões, talvez um EF0, quando os ventos atingem entre 65-115 km/h, o que deve ter causado a quebra de alguns galhos de árvores na zona rural.

Top 01

Super célula – 12/11/2012

Até hoje ainda não consegui registrar uma outra formação com tantas características semelhantes às super células norte americanas. Essa foi a primeira que pude registrar de perto. Na época não posso negar, eu ainda estava começando a encarar meu medo de tempestades. Gosto de tratar esse dia como um verdadeiro teste. Se fosse pra eu parar de fazer o que faço, este seria o dia ideal. Pois ver esse monstro vindo em minha direção, não foi uma sensação muito agradável. Se reparar no vídeo, verá o quanto a câmera tremia. No entanto, não eram problemas técnicos, era minha mão que tremia involuntariamente devido a intensa adrenalina.

Vídeo

Bem, pessoal, esse é meu top 10 de formações do qual eu tive o prazer de registrar ao longo desses 8 anos observando e registrando as tempestades aqui em Maringá e região.

Espero (muito) que a ‘mãe natureza’ continue me agraciando com belas formações como essas nos próximos anos. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação