Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Ações conjuntas vão combater uso de cerol e linha chilena em Maringá


Por Redação GMC Publicado 29/07/2019 às 20h07 Atualizado 23/02/2023 às 16h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Guarda Municipal realiza reunião na próxima quinta, 1º, para organizar ações conjuntas de combate ao uso de linhas com cerol (mistura de cola com vidro) na recreação com pipas. Conselhos tutelares, secretarias municipais e as polícias Civil e Militar participam do evento.

“O objetivo não é multar e proibir a diversão dos praticantes, mas evitar acidentes e preservar a vida”, salienta o subcomandante da Guarda Municipal, Ricardo de Farias. “Nos últimos 15 dias recebemos 20 denúncias (as primeiras do ano) e sabemos das consequências que o cerol pode oferecer como lesões graves e até mesmos fatais”, explica.

Uma ação que tem por objetivo “derrubar” outras pipas pode terminar em tragédias envolvendo não apenas praticantes, mas também pedestres, motociclistas, ciclistas e até mesmo pássaros. Além do cerol, outro perigo é a linha chilena, mistura de componentes de alumínio e quartzo, com aumento considerável de corte.

De acordo com a lei municipal 6046/2003, o uso de cerol tem como penalidade multa de R$ 100 ao infrator, se pessoa física, aplicada em dobro em reincidência. Será imposta aos pais e responsáveis nos casos de praticantes crianças e adolescentes. Já a comercialização de cerol, quando se tratar de pessoa jurídica, sujeita o estabelecimento à multa de R$ 500, aplicada em dobro a cada nova reincidência, suspensão e até cassação do alvará de funcionamento.

Saiba mais

Reunião acontece a partir das 11 horas na sede da Guarda Municipal (Rua Fernão Dias, 688, esquina com a Rua José Alencar)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação