Campanha oferece recompensa em troca de informação sobre incêndios

O incêndios em lavouras de cana-de-açúcar na região de Iguatemi, distrito de Maringá, são um pesadelo para os moradores. Eles sofrem com a fumaça e os problemas respiratórios se agravam.
Os incêndios também causam danos ao meio ambiente, dezenas de animais morrem.
As lavouras pertencem à Usina Santa Terezinha, que tem sete unidades de processamento na região noroeste. Só lá em Iguatemi foram 25 focos de fogo em 2020.
Segundo o diretor agroindustrial Leonardo Cintra, não é a usina que coloca fogo na cana. Desde janeiro de 2019 a empresa eliminou a prática de queima controlada de canaviais para a colheita da cana.
“O decreto 10.068/2014, eles dispõe sobre a prática da queima controlada para se realizar a despalha da cultura. Esse decreto diz que até o dia 31 de dezembro de 2025, 100% da área total mecanizado de cana, ela tem que cumprir e não pode mais fazer essa despalha com o fogo. No entanto, a Usina Santa Terezinha, ela já se antecipou a esse decreto e desde janeiro de 2019, não se faz mais a queima da cana de açúcar. Então, é colhido integralmente, com a palha”.
A suspeita é de que os incêndios sejam criminosos. Por isso a usina, em parceria com uma empresa de segurança, lançou a campanha “Unidos contra a Fogo”, que oferece recompensa de 3 mil reais para quem denunciar, com provas, o autor do incêndio. O número de telefone para denúncias é o (44) 99737-7018.
A campanha é uma tentativa de se evitar mais casos. Pelo ritmo deste ano, o número de incêndios pode ultrapassar o de todo o ano passado.
“Nós tomamos uma medida para nós mitigarmos esses incêndios criminosos nos nossos canaviais, visto que prejudicam tanto a empresa, pois muitas vezes colocam o fogo nessa cana sem ela estar, ainda, apta a colheita. E, principalmente, porque nós precisamos da palha no solo por uma questão agronômica. […] Em 2019 inteiro tivemos 60 queimadas, até o mês passado [abril], nós registramos 25 queimadas em Iguatemi”, complementa Cintra.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, cliquei aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.