Catedral de Maringá tem cemitério no 10° andar com vagas disponíveis

A Catedral de Maringá, principal símbolo turístico e religioso da cidade, tem um cemitério vertical com mais de mil vagas disponíveis para sepultamento. O cemitério fica no 10° andar da igreja e recebe restos mortais de maringaenses há pelo menos 20 anos, segundo a Arquidiocese de Maringá. No entanto, muitos moradores desconhecem essa informação, já que as escadarias que dão acesso ao mirante estão fechadas para obras de revitalização.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp
Segundo o padre Dirceu Alves do Nascimento, pároco da Catedral de Maringá, o cemitério é muito especial, já que na Catedral são celebradas três missas diárias. O religioso disse que qualquer pessoa que queira adquirir um espaço para sepultamento dentro da igreja pode procurar a secretaria da Catedral e fazer a aquisição.
“Qualquer família que quiser adquirir uma dessas gavetas pode adquirir. É só fazer um contrato com a Catedral. Cada gaveta cabe três urnas. Eu acredito que se tratando de cemitério esse é o melhor lugar porque na Catedral temos três missas por dia e cinco no domingo. Acho que a Catedral é um lugar muito especial para deixar o ente querido”, disse o pároco da Catedral de Maringá.
O cemitério só recebe ossos ou cinzas. Não há sepultamento de corpos no local. O custo, segundo o padre, é de três salários mínimos, o equivalente a cerca de R$ 4.500. “Neste valor já estão incluídas as taxas de manutenção por 20 anos”, disse o padre Dirceu.
O padre não informou quantas pessoas foram sepultadas no local, mas são centenas segundo a apuração da reportagem no cemitério. Pelo menos cinco pessoas foram sepultadas neste ano no cemitério vertical da Catedral de Maringá e todas foram cremadas.
Veja abaixo o vídeo do cemitério vertical da Catedral de Maringá
Catedral de Maringá tem três cemitérios, segundo o padre
A estrutura da Catedral de Maringá tem três cemitérios, segundo o padre Dirceu Alves do Nascimento. Dois deles ficam no subsolo, a cripta, onde são enterrados bispos e a sala anexa à cripta, onde são enterrados párocos. O terceiro cemitério fica no 10° andar onde qualquer pessoa de Maringá pode comprar o espaço e sepultar os restos mortais do ente querido, como mostrou a reportagem.