Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Curiosidades e mistérios rondam o subsolo da Catedral de Maringá


Por Fábio Guillen Publicado 28/02/2020 às 16h12 Atualizado 23/02/2023 às 22h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Poucos maringaenses conhecem ou tiveram acesso ao subsolo da Catedral de Maringá. É um espaço debaixo do altar principal rodeado de mistérios desde a construção. E é neste local que fica também a Cripta, área reservada para enterrar bispos.

Curiosamente, o primeiro e único bispo enterrado no local é Dom Jaime Luiz Coelho, religioso extremamente importante para a história da cidade e que idealizou a Catedral de Maringá.

“Era um desejo de Dom Jaime Luiz Coelho ser enterrado na Cripta da Catedral. Foi ele que planejou todo esse espaço. É uma área enorme que dá para enterrar vários bispos. Cada detalhe aqui foi pensado por Dom Jaime”, disse o padre Virgílio Cabral dos Santos, atual pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

A cripta tem capacidade para sepultar 24 bispos e 24 párocos. Os restos mortais do padre Sidney Zanettini também foram sepultados na Cripta. O religioso, que ficou em Maringá e região por 21 anos, foi um dos responsáveis pela construção da Catedral.

O padre morreu e foi enterrado no Rio Grande do Sul, mas seis anos após a morte a Diocese de Maringá obteve a autorização para transladar o corpo do religioso, por isso, em 28 de abril de 2011, seus restos mortais foram sepultados na cripta da Catedral de Nossa Senhora da Glória.

Cripta tem portas e corredor que geram curiosidade

A área subterrânea onde fica a Cripta da Catedral tem uma porta e um corredor que já deu o que falar. No passado, houve boatos de que existiria um túnel secreto debaixo da Catedral, mas o padre Virgílio Cabral dos Santos se diverte com a história e garante que isso não passa de boatos.

“Muito já se falou sobre esse assunto. Mas não, não existe passagem secreta alguma debaixo da Catedral. O que se tem é somente a Cripta. Nada além disso. [risos]”, acrescentou o padre.

A porta que existe na entrada da Cripta seria uma espécie de depósito, feito no passado. E o corredor dá acesso ao local onde está sepultado o padre Sidney Zanettini. O GMC Online não teve acesso ao depósito. A porta estava trancada.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação