Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Centro de Eventos Oscar Niemeyer começa a ganhar forma em Maringá; veja como estão as obras


Por Redação GMC Online Publicado 07/08/2025 às 10h06
Ouvir: 00:00
default
Foto: Rafael Macri / PMM

Quem passa pelo cruzamento das avenidas Herval com João Paulino Vieira Filho contempla o surgimento de um ícone arquitetônico, que marcará a história e a cultura de Maringá. As obras do Centro de Eventos Oscar Niemeyer ultrapassaram 30% de execução, marcando a etapa de construção acima do solo. O monumento assume o protagonismo, com a fachada em concreto armado exibindo as curvas da superestrutura e que são marcas de assinatura de Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pelo projeto do Centro de Eventos.

O progresso físico da construção chama atenção das pessoas que passam pela região Central. A obra já utilizou mais de 420 quilos de aço e 6.195 metros cúbicos de concreto. A arquitetura do Centro de Eventos remete a um livro aberto, convidando à reflexão, conhecimento e à convivência, além de ser a segunda obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer em solo paranaense.

O prefeito Silvio Barros destaca que o “centro de eventos é um projeto grandioso, com imenso valor simbólico e um marco arquitetônico para a cidade”. Ele ressalta a vocação do monumento como um espaço para encontro, arte e formação para futuras gerações.

A empresa responsável pela obra finaliza a concretagem da laje de plateia superior e iniciará a concretagem da laje da sala de Controle. Já visível para quem passa pela região, as estruturas da fachada ganham forma e se destacam em meio aos tapumes. O complexo cultural terá área total de 11 mil metros quadrados e altura de 25 metros, o equivalente a um prédio de oito andares.

O espaço reunirá uma biblioteca municipal, pátio de estudos, salas multiuso, setor administrativo, área expositiva de artes visuais e pátio para exposição de esculturas ao ar livre. No térreo, fase atual de construção, haverá sala de apresentações com capacidade máxima de 630 pessoas e palco reversível, permitindo a realização de eventos na área externa.

“A transição do subsolo para superestrutura é um marco técnico muito importante, pois agora a obra ganha forma ao se materializar aos olhos da população. Seguimos com o cronograma de obra em dia”, afirmou o secretário o de Obras Públicas, Artur Tunes.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação