Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Como economizar energia durante os dias de temperatura mais baixas?


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 18/05/2022 às 12h48 Atualizado 20/10/2022 às 22h09
Ouvir: 00:00
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Nesses dias de frio intenso, vale tudo para se esquentar. E os equipamentos eletrônicos como aquecedores podem ser uma alternativa. Mas esses equipamentos podem ser vilões da conta de energia quando utilizados de forma errada. 

Alguns cuidados podem ajudar a manter a conta de luz dentro do orçamento. O engenheiro eletricista da Copel, Fernando Bauer, dá dicas para regular os aparelhos como chuveiro e geladeira de acordo com o clima. 

“No chuveiro por exemplo, é importante cuidar do tempo do banho e nos dias mais quentes reduzir a temperatura da água e fazer ajustes no chuveiro. Quando falamos da geladeira, que é um aparelho que fica ligado 24h por dia, é importante verificar se a borracha está com uma boa vedação e não utilizar a parte traseira para secar roupas e sapatos, o que aumenta bastante o consumo. Uma coisa que muita gente esquece é ajustar o termostato na posição conforme indicação do fabricante. Nos dias mais frios não é necessário deixar o termostato na posição máxima”, informa o engenheiro. 

A temperatura ideal do ar-condicionado é entre 22 e 24 graus, o suficiente para aquecer o ambiente. Lâmpadas fluorescentes ou de led podem reduzir até 80% o consumo de energia. E juntar o máximo de roupas para lavar de uma vez também pode ajudar a economizar. 

“Nós temos dois grandes vilões, que são o chuveiro elétrico e o aquecedor. […] O uso de chuveiro por 4 pessoas em um dia, por 15 minutos cada uma, consome tanto quanto 500 lâmpadas LED ligadas durante uma hora. Ao longo do mês isso pode representar [um aumento] de mais de R$100,00 na conta de energia. Da mesma forma como os chuveiros, é recomendado usar o aquecedor por períodos curtos e evitar a potência máxima. Um aquecedor pequeno ligado durante a noite por 1 mês pode representar um aumento de R$200,00 na conta”, reforça Bauer. 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação