Da educação ambiental à energia limpa: Usina Santa Terezinha apresenta ações de sustentabilidade

A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental. Ela envolve também educação, responsabilidade social, inovação tecnológica e compromisso com a comunidade. Esse foi o tema da participação da Usina Santa Terezinha no podcast da Arena Sustentável 2026, evento realizado no Eurogarden, no último fim de semana, reunindo empresas, universidades, instituições e órgãos públicos para apresentar iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A gerente jurídica da Usina Santa Terezinha, Larissa Meneguetti, destacou algumas das ações de sustentabilidade desenvolvidas pela empresa, que atua em municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul e participa da Arena Sustentável desde a primeira edição. Um dos projetos de maior alcance é o Semeando Verde, programa de educação ambiental que está na 14ª edição e atende aproximadamente mil estudantes do 4º ano do ensino fundamental em mais de 20 escolas das regiões onde a empresa mantém operações.

Neste ano, o tema trabalhado é a biodiversidade. As atividades incluem palestras, ações educativas e desafios culturais voltados à conscientização ambiental. “Cada ano trabalhamos um tema diferente. Neste ano, o tema é biodiversidade. As crianças aprendem sobre a fauna e a flora da região e também sobre ações que todos podem adotar para contribuir com a preservação do meio ambiente”, explicou Larissa.
Além das atividades educativas, os estudantes produzem trabalhos utilizando materiais recicláveis. Os melhores projetos recebem premiações, assim como os professores orientadores e as escolas participantes. A proposta é despertar desde cedo o senso de responsabilidade ambiental e mostrar que pequenas atitudes podem gerar impactos positivos para toda a sociedade.
Mas o compromisso da empresa com a sustentabilidade não se limita às questões ambientais. A representante da usina ressaltou que as ações sociais também ocupam papel central dentro da estratégia da companhia. Recentemente, a empresa concluiu mais uma edição da campanha Juntos Para Aquecer, voltada à arrecadação de cobertores e toalhas. A iniciativa mobiliza colaboradores, que realizam doações voluntárias, enquanto a empresa dobra a quantidade arrecadada. Neste ano, mais de duas mil pessoas atendidas por entidades assistenciais foram beneficiadas com os kits distribuídos. Em entrevista ao podcast da Arena Sustentável, a representante da Usina Santa Terezinha também abordou as transformações ocorridas nas operações agrícolas e industriais da companhia ao longo dos últimos anos, como o investimento em tecnologias que reduzem a necessidade de defensivos químicos e fortalecem práticas sustentáveis de produção. Entre as iniciativas estão o controle biológico de pragas por meio da utilização de fungos, bactérias e agentes naturais que combatem insetos prejudiciais à lavoura, além de sistemas de manejo voltados à conservação do solo e dos recursos hídricos.
Nas unidades industriais, um dos destaques é o reuso de água nos processos produtivos, diminuindo a necessidade de captação de recursos naturais. Outro exemplo é a geração de energia elétrica a partir da biomassa produzida pela própria atividade sucroenergética. “O bagaço da cana é utilizado para gerar energia. É uma fonte renovável e sustentável que faz parte da nossa estratégia de economia circular”, destacou. Para Larissa, investir em sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para empresas que desejam manter uma relação positiva com colaboradores, comunidades e consumidores. “Às vezes, pequenas mudanças já geram resultados muito significativos. Quando as pessoas percebem que estão contribuindo para algo maior, elas sentem orgulho de fazer parte daquela história”, afirmou.
