Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Distrito de Maringá: A curiosa história de Iguatemi


Por Victor Ramalho, com projeto Paraná Histórica Publicado 17/05/2020 às 11h09 Atualizado 23/02/2023 às 02h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um ‘distrito com cara de cidade’. É assim que Tiago Valenciano, do projeto ‘Paraná Histórica‘ descreve Iguatemi, distrito de Maringá. O local possui uma interessante história de constituição e chegou a sediar uma das maiores empresas do Paraná.

O surgimento

Iguatemi surgiu em 1945, fruto da colonização da Companhia de Terras Norte do Paraná. Durante muitos anos, o local foi ponto de parada daqueles que vinham de Londrina rumo ao ‘norte novíssimo’ do Estado. No entanto, segundo relata Valenciano, o trajeto até o distrito pela atual BR-376 teve muitas alterações.

“Ela vinha de Maringá, passava pela estrada do Km-138, 140, até adentrar Iguatemi, passando pela atual Av. Vereador Antônio Bortolotto. Depois, ela descia em direção a Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e passava por duas matas, até chegar em Mandaguaçu”, afirmou.

Ainda conforme o historiador, esse trajeto perdurou até 1954, quando foi alterado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná.

O nome ‘Iguatemi’

O nome do distrito teria vindo do Tupi-Guarani, onde significa ‘lagoa esverdeada’. No entanto, esse nome também pode ter outro significado: ‘Fonte de pequenas águas’.

“Talvez esse seja o nome mais adequado para denominar a localidade, pois aqui nascem 7 pequenas nascentes”, declarou Valenciano.

Crescimento

Segundo relatos de moradores, entre 1950 e 1960, o distrito tinha cerca de apenas 20 casas construídas. Na época, o distrito era constituído de pequenas chácaras, que ficavam no entorno do atual perímetro urbano de Iguatemi.

Em 1949, foi inaugurada e primeira capela, toda em madeira, no espaço onde hoje localiza-se a Paróquia Santa Rosa de Lima.

Ao lado da Igreja, fica localizado o Colégio Estadual Rui Barbosa, inaugurado em 1958 e que é considerado, até hoje, uma das mais antigas instituições de ensino da cidade de Maringá.

“Foi por meio dele que muitas pessoas, tanto da zona rural quanto do perímetro urbano, que muitas pessoas concluíram seus estudos na região, ao longo dos anos”, afirmou Miguel Fernando, idealizador do projeto.

1964: Inauguração da Usina ‘Santa Terezinha’

Ao longo dos anos, as atividades comerciais do Paraná foram mudando e os meios de trabalho se modernizando. No fim da década de 1950, o café perdeu espaço para a cana-de-açúcar.

Foi nesse cenário que, em 1964, a família Meneguetti inaugurou a Usina ‘Santa Terezinha’, a popular ‘Usaçucar’. A empresa é, até os dias de hoje, uma das maiores marcas do ramo de produção de cana-de-açúcar no Estado.

“A produção de cana é uma das forças que impulsionam a produção de empregos no distrito até os dias de hoje”, declarou Miguel Fernando.

Confira a história completa do distrito no vídeo abaixo:

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação