Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

É possível nevar em Maringá? Meteorologista responde


Por Redação GMC Online Publicado 03/07/2020 às 13h38 Atualizado 24/02/2023 às 12h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Montagem mostrando Maringá em um cenário “glacial”. Foto: Reprodução/Facebook/A Maringá que deu Certo

O inverno já começou e com ele uma onda frio chegou a Maringá. Na manhã desta sexta-feira, 3, às 7h, os termômetros registraram mínima de 6ºC, com sensação términa de apenas 4ºC. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Diante da queda nas temperaturas, o leitor do GMC Online, Robson Costa, pergunta: já caiu neve em Maringá? É possível nevar na cidade algum dia?

Vamos à resposta

No Paraná, nevar é um fenômeno raro e, que quando ocorre, costuma ser na região sudoeste, como em Palmas, explicou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, em entrevista ao GMC Online no ano passado.

De acordo com ele, é muito improvável, mas, não é possível cravar com 100% de certeza que nunca existirá um episódio de neve em Maringá.

Porém, para que isso aconteça, é necessário que exista uma série de fatores combinados: temperatura negativa, nebulosidade e garoa.

Historicamente, a menor temperatura registrada em Maringá foi em 23 de julho de 2013. Naquele dia, os termômetros marcaram 0,5°C. Ou seja, faltou pouco para que Maringá tivesse temperatura negativa.

Inclusive, foi nessa ocasião que teve chuva congelada em Maringá e em diversas outras do Paraná.

Entretanto, há diferenças entre a chuva congelada e o granizo.

“O granizo se forma dentro da nuvem. Já a chuva congelada é diferente. As gotas de chuva vêm super resfriadas e congelam quando tocam no solo, porque a temperatura no solo está negativa ou muito próxima disso”, diz o meteorologista.

Por outro lado, para nevar, explica Kneib, a temperatura precisa estar negativa dentro da nuvem até o solo.

“No norte do Paraná, dentro da nuvem pode até ser que esteja negativo, mas a partir do momento que a água sai da nuvem, a temperatura do ambiente pode não estar, daí essa neve se dissipa. Além disso, as vezes até tem a temperatura negativa, mas não tem umidade, daí não forma a neve.”

Enfim, respondendo as perguntas feitas por Robson Costa: até hoje não há registro de neve em Maringá. No entanto, apesar de ser muito (bastante mesmo) difícil que isso ocorra, não é possível descartar por completo essa possibilidade.

Mande sua pauta

E você, tem sugestões de pauta? Mande ela para o email do editor do GMC Online (fabio@gmconline.com.br).

Leia abaixo outras curiosidades sobre Maringá:

Maringá pode ter sido habitada por pterossauros, afirma geógrafo

E se… Maringá tivesse praia? Especialistas dizem como seria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação