Eixo Monumental de Maringá: Veja como ficará a nova praça da Catedral


Por Iasmim Calixto

O Portal GMC Online produzirá uma série de reportagens sobre as obras do Eixo Monumental de Maringá, que recentemente ganhou o nome de Eixo Monumental Dom Jaime Luiz Coelho.

As obras do Eixo Monumental de Maringá serão divididas em duas fases e sete trechos. A primeira fase, já iniciada, revitalizará três pontos, sendo eles a Praça da Catedral (trecho A), a Praça Renato Celidônio (trecho B) e a Vila Olímpica (trecho G).

As obras no trecho tiveram início ainda em fevereiro de 2023, e tem prazo para finalização em dezembro de 2024.

Foto: Natureza Urbana

EIXO MONUMENTAL: Trecho A

O trecho A, correspondente às obras na Praça da Catedral Metropolitana de Maringá, compreende uma área de 42,6 mil m². O valor total empenhado nesta obra é de R$ 16.188.011,92.

Foto: Natureza Urbana

Entre as execuções previstas para o lcoal estão acessibilidade universal, três bolsões de estacionamento, quiosque com marquise, parque infantil, fonte luminosa, um anfiteatro a céu aberto, instalação de mobiliário urbano com mesas, cadeiras e bancos, revitalização na iluminação local e do paisagismo e a implementação de uma ciclovia.

Com as obras na Praça da Catedral, a ideia do projeto, desenvolvido pela empresa de arquitetura Natureza Urbana, é interligar os grandes trechos da região central da Cidade Canção, formando, então, o que chamamos de Eixo Monumental. As praças da Catedral e Renato Celidônio serão integradas e se tornarão um Parque Urbano, por meio da conexão com a natureza.

Foto: Natureza Urbana

Como é possível observar no projeto, Maringá ganhará novos quilômetros de ciclovias, trazendo à tona uma das principais ideias do Eixo: diminuir o protagonismo dos carros e transporte individual, promovendo e incentivando formas mais sustentáveis de transporte, como a bicicleta, além da pedestrianização do eixo, priorizando o transporte ativo.

Em entrevista à CBN Maringá, o prefeito Ulisses Maia (PSD) disse que a ideia do Eixo Monumental vem sendo construída desde 2017.

“[…] estamos trabalhando desde 2017 com esse projeto, que é essa concepção do uso de toda a parte central da cidade. Fizemos um concurso nacional, só para recapitular, pelo IAB, Instituto dos Arquitetos do Brasil, com uma banca altamente qualificada, foram mais de 40 projetos e venceu esse. Então foi o primeiro concurso de projetos de Maringá, porque a gente resolveu fazer um projeto muito bem feito. Passaram todas as etapas complementares, aprovações, licenciamentos e conseguimos licitar o ano passado, então é o primeiro trecho que pega esses três primeiros trechos. São obras que começaram em novembro ali na Praça da Prefeitura, a da Catedral um pouquinho mais tarde, depois da Maringá Encantada e no entorno da Vila Olímpica. Ela tem previsão para acabar em dezembro essa primeira parte”, disse Maia.

Veja vídeo das obras na Praça da Catedral

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Video-2024-04-12-at-09.56.37.mp4
Imagens feitas dias 27 de março

Veja fotos das obras na Praça da Catedral

1/2
2/2

A série sobre o Eixo Monumental de Maringá será composta por seis reportagens, que vão ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras.

Sair da versão mobile