O Portal GMC Online produzirá uma série de reportagens sobre as obras do Eixo Monumental de Maringá, que recentemente ganhou o nome de Eixo Monumental Dom Jaime Luiz Coelho.
As obras do Eixo Monumental de Maringá serão divididas em duas fases e sete trechos. A primeira fase, já iniciada, revitalizará três pontos, sendo eles a Praça da Catedral (trecho A), a Praça Renato Celidônio (trecho B) e a Vila Olímpica (trecho G).
As obras no trecho tiveram início ainda em fevereiro de 2023, e tem prazo para finalização em dezembro de 2024.
EIXO MONUMENTAL: Trecho B
O trecho B do Eixo Monumental de Maringá corresponde às obras executadas na Praça Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e compreende uma área de 49.332.69 m² e tem valor total de R$ 27.832.972,19 milhões. O prazo de finalização das obras é estimado para novembro de 2024.
Entre as execuções previstas para o local estão acessibilidade universal, quiosques com marquise (que podem acomodar lanchonetes, floriculturas, lojas, bancas, ect), remodelação do estacionamento, reforma do Obelisco, parque infantil, mobiliário urbano (mesas, bancos, etc), revitalização da iluminação e do paisagismo local e implementação de uma ciclovia.
Com as obras na Praça Renato Celidônio, a ideia do projeto, desenvolvido pela empresa de arquitetura Natureza Urbana, é interligar os grandes trechos da região central da Cidade Canção, formando, então, o que chamamos de Eixo Monumental. As praças da Catedral e Renato Celidônio serão integradas e se tornarão um Parque Urbano, por meio da conexão com a natureza.
A Praça da Prefeitura foi a primeira obra do Eixo Monumental a ser executada. À CBN Maringá, Ulisses Maia, prefeito de Maringá disse que uma das principais mudanças previstas para este local é a acessibilidade, promovendo mais conforto às pessoas com deficiência.
“[…] a Praça da Prefeitura foi a primeira a começar a receber essas obras e que também tem algumas mudanças bem significativas. A primeira delas é a acessibilidade. A gente sabe que ali era um pedacinho bem complicado para acessibilidade para cadeirantes, para quem tem dificuldade de mobilidade, para pessoas com baixa visão, por conta principalmente das irregularidades na calçada, no piso. […] Então nesse trecho todo nós resolvemos o problema da acessibilidade universal, seja para cego, com piso tatil, seja para cadeirante. Todas as pessoas com deficiência serão atendidas com as regras de acessibilidade”, disse o Prefeito Ulisses Maia.
Ainda, serão ampliados os banheiros na praça, possibilitando mais comodidade a quem utiliza o espaço público.
“Nós vamos ter reforma no Obelisco, vamos ter banheiros ali, dois banheiros, porque é um problema também, aos sábados, domingos, a população na Praça Catedral não tem banheiro, então nós vamos trazer aqui para frente, na Praça da Prefeitura, dois grandes banheiros e espaços também com bancos, com espaços para as pessoas conversarem, conviverem, vai ter quiosques também com marquise para proteger na sombra, ou seja, um lugar muito gostoso”, afirmou Maia.
As reportagens da série sobre o Eixo Monumental de Maringá são publicadas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.