Esta semana, empresários do Brasil todo lotaram aviões com destino à China. Eles vão participar da Feira de Cantão, ou Canton Fair, a maior feira multisetorial da Ásia, e quem sabe do mundo.
Uma vitrine do ‘made in china’, com produtos e serviços que em breve vão se espalhar pelo globo. Esse é o interesse dos empresários de Maringá que já estão lá.
O Instituto Mercosul, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, enviou uma missão para visitar a Feira de Cantão, que começa no domingo, 15. O presidente da Acim, José Carlos Barbieri, diz que a Feira tem duas etapas ao longo do ano.
“Ela ocorre desde 1957 e nós temos empresários do mundo todo vindo para a China para participar dessa feira que tem a primeira, a segunda e a terceira fase em duas vezes no ano. Ocorre no mês de abril e também no mês de outubro. Então os empresários acabam se organizando para que possam vir aqui conhecer materiais, conhecerem produtos e poderem apresentar os seus produtos”, explica Barbieri.
Os empresários estão mais curiosos em relação às novidades tecnológicas. No hotel em que a comitiva está hospedada, por exemplo, as entregas para hóspedes são feitas por robôs.
“Os hóspedes acabam solicitando alimentos, comida pelo fast food ou compram alguns materiais pela internet. Esses materiais ou a alimentação é entregue na recepção do hotel e a recepção faz a entrega para o hóspede por meio de um robô”, conta o presidente da Acim.
O interesse maior é pela importação de produtos e serviços, mas há também empresários de olho no networking para exportação.
“Então é uma grande oportunidade e uma grande vitrine para os empresários, bem como também para os industriais que desejam ampliar os seus negócios”, aponta José Carlos Barbieri.
A Feira segue até o dia 19 deste mês.