Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de março de 2025

Entenda como será o mutirão contra a dengue nessa sexta-feira em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 06/02/2025 às 17h02
Ouvir: 00:00
image
Mapa com pontos de recolhimento de lixo. Foto: reprodução

O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil de Maringá Vagner Mussio disse que as equipes do município mapearam a cidade por georreferenciamento e saírão nessa sexta-feira, 6, recolhendo o lixo nestes pontos.

O trabalho de limpeza, que já começou, recolheu 30 toneladas de resíduos. O mutirão está concentrado nos bairros em que o índice de focos do mosquito da dengue é maior.

Após a divulgação do Lira (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), identificamos os pontos com maior concentração de focos na cidade. O Residencial Tuiuti e o Alvorada 1 apresentaram os piores índices, com 4%. Imediatamente após a divulgação, iniciamos o trabalho de limpeza nessas áreas. Além disso, percebemos que cerca de 13 a 15 bairros ao redor também apresentavam médias de 2,5% a 3%, o que nos levou a criar uma força-tarefa. Mobilizamos nossa equipe para realizar o mapeamento e o georreferenciamento do lixo nesses locais.

O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil de Maringá, Vagner Mussio, destaca que todos os pontos críticos já estão devidamente mapeados e referenciados, e as equipes estarão concentradas nessas áreas para otimizar o tempo de deslocamento e garantir maior eficiência na limpeza.

“Muitas vezes, a logística e a tecnologia devem ser nossas aliadas. Por isso, no dia 7 e 8 de fevereiro, não haverá coleta de recicláveis em Maringá. Todos os recursos do município, incluindo equipamentos e pessoal, estarão dedicados à limpeza dessas áreas. O trabalho será intenso e, caso não conseguimos concluir a limpeza, na segunda-feira, dia 10, daremos continuidade com roçadas e limpeza manual. Além disso, a equipe de saúde fará visitas domiciliares para orientar a população, verificando se há recipientes com água acumulada, como pratinhos de flores e tampinhas de garrafa, e até mesmo embaixo de geladeiras. Será um grande esforço para evitar uma nova epidemia em Maringá”, conclui o secretário.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação