Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Escritórios contábeis correm contra o tempo para atender os contribuintes


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/06/2020 às 14h11 Atualizado 24/02/2023 às 11h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Steve Buissine/Pixabay

Todo ano, na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), os escritórios de contabilidade trabalham em regime de hora extra para atender os contribuintes.

Este ano, a pandemia mudou tudo. Primeiro porque o prazo final para a entrega da declaração foi estendido. Os contribuintes ganharam mais dois meses. 

Mas se o prazo aumentou, o tempo de serviço nos escritórios de contabilidade diminuiu. Desde o último dia 16, os prestadores de serviço só podem atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Com tolerância de meia hora antes do horário de abertura.

E justamente agora, quando se acumula o trabalho. Resultado: corrida contra o tempo. E além da preocupação de dar conta do recado, os contadores estão preocupados também com os clientes que sumiram. 

Segundo o contabilista Glicério Rampazzo, por causa da pandemia, muitos contribuintes ainda não apareceram para dar início à declaração.

“E muitas informações não dá para passar por telefone, muitas vezes o cliente tem que estar no presencial. E essa situação da pandemia atrapalhou bastante. […] É uma situação bem delicada porque se passa do prazo, existe uma multa mínima de R$165,74. Dependendo do movimento que o contribuinte tiver, ele vai ter uma multa maior do que essa”, explica Rampazzo.

No escritório, trabalho acelerado. O home office não funciona porque o sistema de computadores é interligado, e as informações precisam ser compartilhadas a todo momento.

“Para atender o físico, nós temos que fazer um trabalho extra, não importa como, mas a gente não tem a aglomeração de pessoas. Dependendo da situação, para evitar pelo menos a multa do atraso de entrega, nós vamos entregar com as informações básicas que a gente conseguir por telefone, email ou WhatsApp”, diz o contabilista.

Segundo a Receita Federal, foram entregues até o final desse domingo, 28, 84.796 declarações de 103.600 esperadas. Faltam 18% das declarações previstas.

Precisa sair de casa? Use Máscara.Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação