Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Exames gratuitos para prevenção do Ceratocone ocorrem neste domingo


Por Redação GMC Publicado 08/11/2019 às 17h53 Atualizado 24/02/2023 às 23h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Mercadão de Maringá será sede, neste domingo (10), da Campanha de conscientização do Ceratocone. A ação é realizada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), em conjunto com a Campanha Violet June, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença que começa geralmente na adolescência e, se não diagnosticada precocemente e tratada, pode levar à necessidade de um transplante de córnea.

O que é a doença

O Ceratocone é uma doença degenerativa, que causa o aumento da curvatura da córnea, provocando o impedimento da chegada dos raios luminosos no foco de visão. Com isso, o paciente começa a ter perda de visão progressiva, causando miopia ou astigmatismo. “A doença ainda é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil – entre os mais de 23 mil transplantes realizados por ano, mais de 13 mil são de córnea”, relata a presidente da SBO, Edna Almodin, também reconhecida oftalmologista maringaense.

Pesquisa

A presidente explica que foram criados postos de atendimento, neste final de semana, em todo Brasil. “João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS), Feira de Santana (BA), Guarulhos (SP) e São Paulo (SP) estão entre as cidades que oferecerão atividades para prevenção da doença. Maringá será a única do Paraná a oferecer atendimento em prol da mobilização.”

O projeto também tem como proposta levantar dados sobre a doença. “Aplicaremos um questionário aos participantes. Com essas informações em mãos, vamos compilar tudo, para criar um artigo científico sobre a incidência e prevalência do Ceratocone no Brasil”, explica.

Exames

Quem passar pelo evento no Mercadão de Maringá terá a sua disposição, gratuitamente, profissionais que realizarão dois exames iniciais: medição da acuidade visual e auto refração (Refração Computadorizada). Os pacientes que tiverem miopia ou astigmatismo suspeito ou histórico da doença serão encaminhados a Topografia de Córnea, exame utilizado para diagnóstico do Ceratocone. O objetivo é prevenir o avanço da doença.

Os exames terão início às 9h e seguem até às 17h. Cada atendimento terá duração, em média, de 10 minutos.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação