Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Família da Alemanha viaja pela América do Sul de motorhome e faz parada em Maringá


Por Ivy Valsecchi Publicado 09/08/2022 às 11h26 Atualizado 20/10/2022 às 14h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00
O casal formado por um brasileiro e uma alemã estacionou seu motorhome na Catedral de Maringá, nesta segunda-feira, 8. Junto com os três filhos, eles viagem há quase um ano pelo Brasil. Foto: Equipe GMC Online.

Um caminhão militar 4×4 construído com recursos próprios que virou motorhome, um casal formado por um carioca e uma alemã, três filhos e a aventura de viajar pela América do Sul. Nesta segunda-feira, 8, a família estacionou a ‘casa’ em Maringá – veja abaixo.

A viagem do casal Fábio Aieta, administrador, de 42 anos, e Katrhrin Ioskamp, psicóloga e professora de judô, de 31 anos, começou no Rio de Janeiro no dia 9 de outubro de 2021. A ideia surgiu em 2018. Fábio conta que na época eles já tinham dois filhos, mas o desejo do casal é aumentar ainda mais a família e ter quatro crianças. Por conta da vontade de viajar com os pequenos, resolveram ter um motorhome para evitar gastos com passagens e hospedagens.

Fábio começou então, a construir o motorhome junto com o pai, no Rio de Janeiro, processo que durou três anos e meio. “Só que no início da obra a gente se mudou para a Alemanha. Meu pai continuou a construção, a gente se falava por telefone, e aí a gente voltou da Alemanha só para fazer a viagem”, conta Fábio.

“Nós moramos sete anos no Rio de Janeiro. Nossos dois filhos mais velhos, o de 5 e o de 3, nasceram no Rio, e o de 1 ano nasceu na Alemanha. Como nós temos três filhos, a gente queria se dedicar a isso no início da vida deles, então a gente tirou dois anos para viajar com eles. Se você for pagar passagem aérea pra cinco pessoas acaba ficando caro, então pensamos, vamos levar nossa casa que a gente vai parando onde a gente quer e aí surgiu essa ideia”.

Do Rio de Janeiro, a família seguiu para Minas Gerais. “Depois nós fomos para o Espírito Santo, aí descemos para o litoral até o Rio Grande do Sul e agora a gente tá subindo pelo centro do Brasil. Passamos em Foz do Iguaçu e em várias cidadezinhas. A gente vai bem devagarinho, então eu já perdi a conta das cidades que a gente passou”, conta Fábio.

Parada em Maringá

Nesta segunda-feira, 8, por dica de uma amiga, a família estacionou em Maringá, na Catedral, e ficará na cidade por dois ou três dias. A programação incluirá passeios pela Catedral e Parque do Ingá. Em uma conversa com a equipe do GMC Online, Fábio disse ter achado a cidade bonita e organizada, e que se surpreendeu com a quantidade de carros. “As ruas são muito apertadinhas, tem muito carro”, disse.

Família chegando com o motorhome a Maringá nesta segunda-feira, 8. Foto: Equipe GMC Online.
O casal Fábio e Katrhrin com os três filhos, já com o motorhome estacionado na Catedral de Maringá. Foto: Equipe GMC Online.

O pessoal tem sido tão receptivo no Brasil todo, é sensacional. Acho que o pessoal se sensibiliza com a família viajando. Aqui mesmo, em Maringá, a gente parou no Parque do Ingá, veio uma senhora de um pet shop dizendo que o que a gente precisasse podia ir lá. O pessoal oferece água, comida, e mó barato”, diz Fábio.

O futuro da viagem

O próximo destino da família ainda é desconhecido. “A gente decide na hora. Estamos pensando em ir para São Paulo, Minas Gerais, mas não pelo litoral, porque o litoral a gente já conheceu todo ali do Espírito santo pra baixo. A gente tá pretendendo agora seguir pelo sudeste, de repente mais pro Nordeste. Tínhamos a esperança de ir para todos os países da América do Sul, mas o Brasil é tão grande e diversificado que não conseguimos sair dele ainda”, conta.

Com o plano inicial de viajar por dois anos, algumas situações, como a alta do combustível, têm feito o casal repensar a duração da viagem. “O preço do diesel dobrou desde que a gente começou a viagem, então tá sendo bem complicado manter o abastecimento. E nosso filho mais velho está com cinco anos, então ele já tá pedindo amigos fixos, a gente para nos parquinhos, ele brinca com as crianças e depois não quer ir embora porque quer brincar de novo, então isso tá pesando um pouco”, explica.

Quando a viagem terminar, o plano do casal é colocar o caminhão à venda e voltar para a Alemanha.

O motorhome

Com 7,5 metros de comprimento, 2,50 de largura e 3,67 de altura, o motorhome da família tem três camas, uma de solteiro e duas de casal, banheiro, cozinha, 1.500 litros de água potável e seis baterias estacionárias. “É um caminhão Mercedes, muito difícil de enguiçar. É o Fusca dos caminhões, faz manutenção em qualquer lugar”, diz Fábio.

A rotina da família é dormir cedo e acordar cedo para passear pelos lugares em que estacionam o motorhome.

“A gente para nos mercados, faz compras e cozinha tudo aqui. A gente dorme muito cedo, a maioria dos restaurantes abre 17h, 18h, a hora que a gente tá começando a arrumar a cama já pra galera ir dormir. A gente dorme 19h, 20h, e acorda 6h para começa a passear cedo”.

O casal

Carioca ‘da gema’, nascido no Rio de Janeiro, Fábio conheceu a esposa na capital carioca. Katrhrin é da cidade alemã Düsseldorf, onde a família morava há três anos, antes de começar a viagem. Com formação em psicologia, ela ainda não pode trabalhar na área, pois, de acordo com Fábio, para poder clinicar na Alemanha não basta apenas ter o bacharelado; é preciso ter uma pós-graduação, mestrado e doutorado. “Enquanto ela não pode trabalhar ela dá aula de judô. Ela era da seleção alemã de judô, a gente se conheceu porque ela veio fazer intercâmbio no Rio. Eu treino judô também e a gente acabou se conhecendo”, conta.

Nas redes

Em um perfil nas redes sociais, a família compartilha os detalhes da viagem no motorhome. Para conferir, acesse @expedicao_urso.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação