Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de abril de 2024

Frota: Maringá tem 230 veículos elétricos e híbridos em circulação


Por Creative Hut Publicado 23/04/2021 às 10h52 Atualizado 24/02/2023 às 13h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Frota: Maringá tem 230 veículos elétricos e híbridos em circulação
BMW 100% elétrica. Foto: Clemilson Correia

Atualmente, 230 veículos elétricos e híbridos circulam pelas ruas e avenidas de Maringá, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – o que corresponde a um aumento de 71,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam 134 unidades. Mesmo assim, o número representa apenas 0,06% da frota total de veículos do município, que é de 333.994.

Os dados incluem os veículos 100% elétricos, ou seja, que utilizam apenas motores elétricos, e os híbridos, que combinam motores elétricos e motores a combustão (etanol e gasolina). Entre as marcas que trabalham com modelos elétricos e híbridos estão: BMW, Porsche, Volvo, Audi, GM e outras.

Entre os maringaenses que investiram em um carro 100% elétrico está o empresário Clemilson Correia, de 41 anos, proprietário da Buysoft. Ele comprou uma BMW i3 em dezembro do ano passado, em busca de tecnologia, economia e sustentabilidade.

“Tomei essa decisão, em primeiro lugar, porque minha empresa é do setor de tecnologia e sou um consumidor de tecnologia, a tecnologia é a minha paixão. Ele é um dos únicos veículos que tem conexão com a Alexa, da Amazon. O segundo ponto é a questão da economia: não entro mais em postos de combustíveis. Tenho um carregador móvel, que posso conectar em qualquer tomada 110 ou 220, além de encontrar locais para carregar pela cidade, como no Mercadão Municipal e nos principais shoppings. E o terceiro pilar é a questão do meio ambiente, já que ele é um carro feito de materiais recicláveis e é uma energia completamente limpa”, detalhou em entrevista ao GMC Online.

Frota: Maringá tem 230 veículos elétricos e híbridos em circulação
Foto: Clemilson Correia

Para Correia, iniciativas públicas e privadas podem contribuir com a popularização de veículos elétricos no País. “Veículos elétricos são uma tendência global e várias montadoras já planejam cessar a fabricação de carros 100% baseados em combustão. […] A disponibilidade de infraestrutura para recarga de carros elétricos, além da redução de impostos, podem contribuir com a popularização dos carros elétricos”, destaca.

O empresário William Fagundes, de 35 anos, da iBlack Store, também investiu em uma BMW i3 100% elétrica. O veículo foi comprado em janeiro de 2020 e é usado para fazer as entregas da loja. “Faz parte do conceito da nossa loja, pensando em sustentabilidade e economia para as entregas aos nossos clientes. Entre as vantagens estão: zero IPVA, economia e sem custo com manutenção ou revisão”, avalia.

Foto: William Fagundes

Infraestrutura de recarga

Em 2019, a Copel, em parceria com a Itaipu Binacional, instalou 12 ‘eletropostos’ ao longo da rodovia BR-277, que oferecem recarga gratuita de veículos elétricos. São 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Em Maringá, os shoppings Maringá Park e Catuaí oferecem estação de carregamento para carros elétricos e híbridos. Além disso, as construtoras da cidade já estão projetando empreendimentos com garagens próprias para abastecer esse tipo de veículo.

O município conta, ainda, com uma garagem solar pública, criada pela empresa Aldo Solar em 2018. Construída a partir de painéis fotovoltaicos, a estrutura disponibiliza três vagas para abastecimento gratuito de carros elétricos e híbridos.

“A Aldo tem como lema, há mais de dez anos, sua responsabilidade ambiental, social e econômica, porque essas questões precisam andar sistematicamente juntas para que algo aconteça em defesa da sustentabilidade. A garagem solar representa tudo isso para nós: você ter uma geração de energia renovável, vinda do Sol, limpa e gratuita, e disponibilizar como uma garagem pública, para ser utilizada no carregamento de baterias de carros elétricos, que não poluem, você fecha todo um ecossistema. Você tem a geração gratuita de energia e a utilização dessa energia de forma sustentável”, destacou o fundador da empresa, Aldo Pereira Teixeira, em entrevista ao GMC Online.

A garagem solar da Aldo está localizada na Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, nº 1.836, Bairro Vila Nova, em Maringá. O local funciona 24h, diariamente.

Há, ainda, um aplicativo chamado “PlugShare” que disponibiliza um mapa com as estações de carregadores de veículos elétricos e híbridos presentes na região.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação