Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Instalação da placa padrão Mercosul causa transtornos em Maringá


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 17/01/2019 às 14h03 Atualizado 19/02/2023 às 16h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No Paraná, as placas modelo Mercosul começaram a ser instaladas no dia 17 de dezembro do ano passado e, há um mês, os despachantes já esperam que a medida seja suspensa. Os relatos são de vários problemas, além do preço, considerado alto se comparado ao valor das placas antigas. Em Maringá a placa custa em média R$ 250 e a modelo antigo saía por R$ 100.

A maior dificuldade é na emissão do documento. Antes, tudo era feito por meio do despachante e agora não. Os motoristas têm que se deslocar até uma fabricante de placa. Outra questão discutida é a segurança das novas placas, como explica a funcionária de um despachante de Maringá, Natália Ribeiro.

Ouça a reportagem

Empresas que trabalham com venda de veículos são as mais prejudicadas, como garagens e concessionárias. Os estabelecimentos têm que fazer vários processos de transferência por dia. A reclamação é geral. Segundo Marco Pogioli, gerente de vendas de uma concessionária maringaense, a dificuldade é para veículos seminovos e novos.

Em Maringá, em menos de um mês que a medida entrou em vigor, foram solicitadas 4.946 placas do modelo Mercosul. No mesmo período no Paraná, foram feitas 113.027 solicitações. Os dados são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação