Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá se coloca à disposição para receber refugiados ucranianos


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 21/03/2022 às 18h59 Atualizado 20/10/2022 às 16h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Sendas, que presta apoio à imigrantes, recebe a visita da ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko. Cidade pode começar a receber famílias ucranianas em meados de abril.

Na última sexta-feira, 18, o Paraná recebeu um grupo de 29 refugiados vindos da Ucrânia. Eles fogem da guerra contra a Rússia. O grupo, formado em sua maioria por crianças e mulheres, foi recebido em Curitiba e alojado na Primeira Igreja Batista (PIB) da capital.

Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp. 

Em todo o Paraná, que possui uma das maiores colônias ucranianas vivendo fora do país europeu, outras cidades também se colocaram à disposição para ajudar os imigrantes. Agora, chegou a vez de Maringá.

Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Sendas, que presta apoio para refugiados na cidade, recebe a visita da ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko. A entidade articula, junto com outras organizações, a chegada de ucranianos em Maringá. Conforme ela, a cidade pode começar a receber os refugiados já em meados de abril. [ouça no áudio acima]

“Estou em Maringá a convite da UEM que está fazendo um ato em solidariedade à comunidade ucraniana, à Ucrânia e tudo o que está passando esse momento difícil e delicado da nossa terra amada, a nossa Ucrânia. Maringá está fazendo um belíssimo trabalho através das igrejas, da Igreja Presbiteriana, Igreja Batista também. Eu tenho os pastores que me receberam ontem para um café para conversarmos. […] A princípio não (temos uma data para a chegada), mas acredito que seja por meados de abril, mas a preparação, a logística que estão fazendo e o investimento é algo que emociona. Me deixou profundamente emocionada.”, disse a ex-embaixatriz.

Inicialmente, 12 famílias ucranianas devem ser acolhidas na cidade. Mas já existe um trabalho visando a chegada de outros imigrantes. [ouça no áudio acima]

“A princípio serão 12 famílias, mas eles querem se mobilizar entre amigos em busca de recursos para poder trazer mais famílias.”, concluiu Fabiana Tronenko.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação