Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Maringá terá Dia D de vacinação nas 34 UBSs no sábado, 22


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 20/07/2023 às 18h16
Ouvir: 00:00
Foto: Rafael Macri/PMM

Neste sábado, 22, das 9h às 13h, todas as unidades básicas de saúde de Maringá estarão abertas para vacinar com todos os imunizantes do calendário, o ‘Dia D’ de vacinação.

Em Maringá, a cobertura vacinal contra a gripe está em 60%, bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. A cidade tinha uma meta de vacinar 170 mil pessoas contra a gripe. Era o público-alvo da campanha. Mas mesmo após o fim da campanha do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal não atingiu o esperado, que era de 90%.

Segundo a coordenadora da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, Edlene Goes, o percentual ficou em 60%, bem abaixo do esperado. 

“Nós vacinamos pouco mais de 105 mil pessoas, então nossa cobertura está acima de 60% quanto o mínimo preconizado seria 90% a cobertura. Então, aquela proporção de 170 mil pessoas que nós tínhamos dentro dos grupos prioritários a gente não atingiu até hoje. A campanha em si contra a gripe ela já foi encerrada pelo Ministério da Saúde, mas nós recebemos a orientação de que enquanto houver doses disponíveis nós vamos poder continuar a aplicação em qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. Então, enquanto houver doses disponíveis nós estaremos aplicando, mas já estamos no período do inverno, a vacina precisa de um tempo no organismo para dar proteção. Então quem ainda não se vacinou pedimos para que se vacinem”, explica.

Apesar do fim de campanha, as unidades básicas de saúde continuam aplicando o imunizante contra a gripe. A população poderá se vacinar com qualquer imunizante, seja gripe, covid ou outra vacina atrasada, com exceção da BCG.

“Quando não temos uma boa cobertura vacinal, a nossa população está em risco de trazer de volta doenças que nós já não tínhamos mais casos registrados. Todas as unidades básicas de saúde vão estar abertas das 9h às 13h com foco na vacinação, tanto vacinação de rotina, gripe, quanto de covid”, diz a Secretaria de Saúde, Edlene Goes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação