Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Médico maringaense que morreu por covid-19 será sepultado nesta quinta-feira


Por Monique Manganaro Publicado 09/07/2020 às 12h11 Atualizado 24/02/2023 às 18h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Está marcado para esta quinta-feira, 9, o sepultamento do médico maringaense Jorge Karigyo. O clínico geral testou positivo para covid-19 e morreu em decorrência da doença na tarde desta quarta-feira, 8. Ele tinha 62 anos. 

A morte de Karigyo gerou comoção em Maringá. Nas redes sociais, uma das filhas dele, Raisa Karigyo, homenageou o pai e deixou uma mensagem de despedida. “Foram duas semanas lutando por sua vida, contra essa doença horrorosa causada pelo coronavírus, mas seu corpo não resistiu. Agradeço por ter vivido 32 anos da minha vida com ele! Sempre me ensinou e ajudou tanto! Perdi hoje o cara mais companheiro, parceiro, carinhoso e que tive o privilégio de chamar de pai. Meu exemplo de homem, de trabalhador, de pai e de avô”, escreveu. 

O médico também era pai da bombeira militar Hannah Yuri Andrade Karigyo, da Seção Operacional de Maringá. Em nota, o quartel central do 5º Grupamento de Bombeiros emitiu nota e lamentou a morte do clínico geral. 

“Profissional amigo do 5º Grupamento, sempre esteve pronto a ajudar em situações que envolvessem a saúde dos bombeiros militares ou a de seus familiares. Dentre as inúmeras histórias que pudemos coletar com o efetivo, destaca-se uma que ocorreu logo quando começou a clinicar em Maringá: atendeu a um bombeiro militar, e com seu próprio veículo levou-o ao hospital para o internamento. Relatos de apoio são incontáveis. Sempre extremamente generoso, realizou infindáveis consultas gratuitas a bombeiros militares que o procuravam, recebendo-os com sorriso estampado e com bom humor. Aliás, essas eram apenas as primeiras impressões repassadas por este profissional conhecido especialmente pela sua bondade, humanidade, solidariedade, humildade e carinho no trato com todos aqueles que já foram ajudados e atendidos por ele”, destacou a corporação. 

Nas redes sociais, o prefeito Ulisses Maia aproveitou para lembrar de todos os profissionais da saúde, que trabalham incansavelmente na linha de frente do combate ao coronavírus. “Doutor Jorge Karigyo era um herói que partiu. Ele fará falta. Assim como as famílias e amigos sentem a perda das outras 24 vidas, da nossa gente, que não estão mais conosco. Sinto também pelos outros irmãos brasileiros e do resto do mundo que perderam alguém. Temos que lutar com todas as nossas forças para reduzir o impacto do coronavírus”, afirmou. 

Karigyo atendia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. Era servidor municipal desde 1993.

No primeiro semestre de 2020, 225 profissionais de saúde testaram positivo para o novo coronavírus em Maringá. Os trabalhadores deste segmento ocupam a primeira posição no ranking das profissões dos pacientes infectados. Os dados constam no 13º boletim epidemiológico, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação