Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Mesmo com pedidos, escolas de natação não reabrem em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 15/05/2020 às 18h29 Atualizado 23/02/2023 às 01h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Proprietários de academias e escolas de natação de Maringá se mobilizaram pedindo a reabertura delas a partir da próxima semana. Nessa quinta-feira, 14, empresários foram até a Prefeitura e falaram com Domingos Trevisan, chefe de Gabinete do município.

A movimentação ocorreu após a portaria regulando o funcionamento das academias de Maringá ter se tornada pública – o documento foi obtido com exclusividade pela CBN Maringá. Nela, o funcionamento das piscinas e aulas de natação seguem proibidas. As academias reabrem na segunda-feira, 18.

A reclamação dos empresários conseguiu atrasar a publicação da portaria no Diário Oficial do Município desta quinta.

O motivo: a Prefeitura iria analisar a possibilidade da volta da natação. Mas o comitê da saúde responsável estudou o assunto e decidiu não liberar as aulas de natação por medidas de segurança, disse uma fonte ligada ao assunto à CBN na tarde desta sexta-feira, 15. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial do Município em breve.

A estimativa é de que em Maringá existam 10 escolas de natação ou academias com piscinas. Na manhã desta sexta, os proprietários se reuniram para discutir o assunto. Na avaliação deles existe, sim, como voltar aos trabalhos, disse a dona de um desses locais, Karina Silveira.

“Em relação as medidas de segurança, as escolas já se preparam. Todos os requisitos solicitados pela Prefeitura já estão instalados”, afirmou.

Na portaria divulgada nessa quinta, a Saúde regulamenta o seguinte: as academias poderão funcionar para quem tem 16 anos até 60 anos – não mais e nem menos que isso; diabéticos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 também não poderão ir a esses locais. Usuários só poderão ficar no local durante o período de treinamento. As aulas/sessões deverão ter no máximo 40 minutos para exercícios – os 20 minutos restantes, que completam o período de uma hora, deverão ser utilizados para limpeza da academia.

Algo comum entre pessoas que fazem musculação, a portaria veda o compartilhamento de aparelho durante os exercícios. Ou seja: o atleta não poderá fazer uma série e descansar enquanto o outro faz o exercício no mesmo aparelho. Cada um deverá terminar toda a série, limpar o local e só depois passar para o outro usuário.

Aulas em turma só poderão ter cinco pessoas no máximo, com distância de quatro metros entre elas. Piscinas e saunas não poderão ser usadas. Aulas de natação e artes marciais seguem proibidas.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação