Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de janeiro de 2025

Morre em Maringá o Coronel Rodrigues, fundador e ex-presidente do Conseg


Por Redação GMC Online Publicado 30/11/2024 às 18h38
Ouvir: 00:00

Morreu no fim da manhã deste sábado, 30, em Maringá, o coronel Antônio Tadeu Rodrigues, um dos fundadores do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Maringá). Coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná, Rodrigues presidiu o Conseg de 2009 a 2023, entidade que ajudou a fundar em 1983. Coronel Rodrigues foi também diretor da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) por 12 anos.

Imagem do WhatsApp de 2024-11-30 à(s) 17.57.00_af4f5ca3
Foto: Divulgação

Antônio Tadeu Rodrigues nasceu em Tibagi, região central do estado. Formou-se oficial da Polícia Militar em 1968, pela Academia da PM/PR. Em 1972 ele chegou a Maringá quando foi transferido para o 4º Batalhão da Polícia Militar. Em 1978 formou-se em Direito pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e cinco anos depois, em 1983, Rodrigues participou da criação do primeiro Conselho Comunitário de Segurança do Brasil, o Conseg de Maringá.

Em 1988 assumiu o comando do 1º Batalhão da PMPR, em Ponta Grossa. No início da década de 1990 voltou para Maringá, quando assumiu o comando do 4º BPM. Em 1993 foi promovido a coronel ao assumir a Diretoria de Apoio Logístico em Curitiba. Em 1996, novamente de volta a Maringá, esteve à frente da PEM, a Penitenciária Estadual, onde esteve até 2008. Em 2009, assumiu a presidência do Conseg.

Durante todo o período em que esteve à frente de instituições de segurança, teve um posicionamento íntegro e reconhecido por toda a sociedade. Depois de ter uma carreira impecável na Polícia Militar, Rodrigues compartilhava sua ampla visão das necessidades para a segurança pública. Todo esse conhecimento fez dele um dos maiores defensores do aparelhamento e inteligência das forças de segurança.

Justamente por esse posicionamento e pela enorme contribuição, em 2019 foi homenageado com a Comenda Américo Dias Lopes, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, a honraria máxima da ACIM.

Em 2023, quando deixou a presidência do Conseg, recebeu a Comenda Major Abelardo José da Cruz, por sua dedicação à segurança da cidade e do estado.

O atual presidente do Conseg, Fernando Alves, lamentou a morte do Coronel, lembrando o legado deixado por “um homem de coragem”, como o definiu: “A lembrança mais forte que tenho do coronel Rodrigues é dele articulando com as autoridades para defender a segurança da cidade, sempre muito presente e com integridade. A principal qualidade dele era a coragem, sempre defendendo o que é correto e melhor para a sociedade”, destacou Fernando Alves.

Para o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Renato Mildemberg, “é a perda de um grande homem, um exemplo de honra e dedicação. O delegado Adão Rodrigues, o definiu como “um exemplo de homem, de pessoa e de profissional”.

O ex-comandante da PM, coronel Ademar Paschoal, lembra que “o coronel Rodrigues era uma figura incansável na busca por soluções e melhorias para a área da segurança pública, ele foi, ao longo dos últimos 50 anos, uma referência inquestionável para Maringá e para toda a região.

Coronel Antônio Tadeu Rodrigues deixa a esposa, ‘Bia’, três filhos e dois netos, e um legado de dedicação e respeito à sociedade e ao bem público.

Por assessoria de imprensa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Maringá

Agentes de trânsito estão usando dispositivo de choque para autodefesa em Maringá


Perto de 60 agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) já estão utilizando dispositivos de choque para conter.


Perto de 60 agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) já estão utilizando dispositivos de choque para conter.