Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

‘Nuvem prateleira’ chama a atenção de moradores de Maringá; entenda o fenômeno


Por Iasmim Calixto Publicado 26/02/2023 às 14h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Internauta/Reprodução

Um fenômeno da natureza chamou a atenção dos moradores de Maringá na manhã deste domingo, 26. Tudo porque uma nuvem gigante sobrevoou a cidade.

O fenômeno é mais conhecido como ‘nuvem prateleira’, ou em inglês, shelf cloud e se forma quando há um encontro do calor no solo com temperaturas mais frias em altitude.

Segundo o técnico em meteorologia do Stormaringá, Acácio Cordioli, essa nuvem é bastante comum.

Essa é a famosa frente de rajada do tipo “Shelf Cloud” ou em português “Nuvem Prateleira”. Ela recebe esse nome por conta da sua formação com esses riscos, ou divisórias horizontais. Essa nuvem costuma ser bem comum, pois sempre que há o avanço de uma tempestade ela acaba se formando na dianteira que é bem onde há a interação do vento frio que desce da nuvem com o ar quente que está na superfície, gerando essa parede de nuvem assustadora.

Em Maringá, quem viu o fenômeno no céu não hesitou em tirar fotos ou gravar vídeos. Veja, a seguir, algumas imagens feitas por maringaenses que avistaram a ‘nuvem prateleira’.

Neste vídeo, é possível ver a nuvem passando por outros pontos de Maringá. Confira.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação