Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Obras do Centro de Eventos Oscar Niemeyer em Maringá têm subsolo executado


Por Redação GMC Online Publicado 08/05/2025 às 16h45
Ouvir: 00:00

Com as obras em andamento e dentro do cronograma, o Centro de Eventos Oscar Niemeyer atingiu 23,83 % de execução. O local, construído com estrutura em concreto armado, teve a estrutura do subsolo finalizada e mais de 7 mil metros quadrados da laje foram concretados. A empresa contratada concluiu a execução da laje de palco e, no momento, realiza montagem das ferragens dos pilares das paredes.

image
Foto: Ricardo Lopes/PMM

Assinado por um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, o novo complexo será a segunda obra de Oscar Niemeyer no Paraná. Com 11 mil metros quadrados de área total, o edifício terá 25 metros de altura, o que equivale a um prédio de oito andares, e será um novo marco cultural e arquitetônico para Maringá. A obra teve início em dezembro de 2023 e a entrega é estimada para 2027.

Para o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, a finalização da etapa de fundação e subsolo representa avanços importantes na execução da obra. “Sem dúvidas, o Complexo Oscar Niemeyer será um dos espaços culturais mais importantes do nosso estado e um símbolo para a arquitetura do nosso município. Ter uma obra dessa magnitude, assinada por Niemeyer, é um marco na arquitetura de Maringá”, afirma.

image
Foto: Ricardo Lopes/PMM

Sobre a obra – Derivada do projeto ‘Ágora’, a estrutura do Centro de Eventos tem design que remete a um livro aberto. Com subsolo de cerca de 7 mil metros quadrados, o local contará com estacionamento para 141 veículos, uma biblioteca municipal, pátio de estudos com entrada de luz natural, sala multiuso, além de setores administrativos e de apoio.

Haverá também uma área para exposições de artes visuais, como quadros, esculturas e gravuras, e um pátio de esculturas ao ar livre, o que permitirá a circulação do público entre as obras de artistas de destaque regional. No térreo, estará a sala de apresentações, com capacidade para 630 pessoas sentadas, estrutura de palco reversível e vão livre de 25 metros, que possibilitará a realização de eventos na área externa.

image
Foto: Ricardo Lopes/PMM

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação