Ao passar pela rotatória localizada entre as avenidas São Paulo e senador Petrônio Portela, no Jardim Aclimação, é impossível não ficar admirado com uma aeronave da década de 1970 instalado no local, que ficou conhecido, inclusive, como praça do avião de Maringá.
A aeronave é um xavante AT-26 modelo de caça leve que serviu à Força Aérea Brasileira e doada para a Prefeitura de Maringá com o principal objetivo de valorização histórica, uma vez que trata-se de um patrimônio nacional.
Relembre a história do avião
Tudo começou em 2012 quando a Prefeitura de Maringá havia encaminhado um ofício para o Comando da Aeronáutica solicitando a doação, uma vez que na região do Estado não existia nenhuma instalação de aeronave histórica para visitação.
O município se enquadrou na legislação que permitia a doação e a partir de então Maringá assumiu a responsabilidade sobre o monumento histórico de preservar, manter e cuidar do equipamento.
O avião em que foi instalado em 2015 tem como objetivo de reconhecer os serviços prestados pela FAB em prol da paz no Brasil. O avião é mantido em um pedestal de quatro metros de altura.
O modelo foi o primeiro avião a jato produzido no Brasil e a denominação AT-26 indica a dupla função de ataque e treinamento. Na época três técnicos da Aeronáutica foram responsáveis pela montagem.
Turismo
O historiador Paulo Reccia explicou ao GMC Online que além de uma bela aeronave, ícone da aviação mundial, tal monumento cria curiosidade por quem passa no local em que está exposta proporcionando várias fotografias de turistas, familiares ou simplesmente os mais curiosos.
Leia também: ‘Museu em casa’: Historiador de Maringá tem coleção com mais de 10 mil itens da 2ª Guerra Mundial
“Toda e qualquer iniciativa em se preservar a história na forma de aeronaves ou objetos que remontam períodos distintos da história universal e também de nosso país, não só é válida, como deveria ser incentivada cada vez mais….pois a população em geral procura conhecer sempre suas origens, não somente através de pesquisa na web, mas também sob a forma de agradáveis passeios pela cidade, visitando museus e monumentos como este belíssimo exemplar de um avião militar AT 26 Xavante”, explica.
O historiador ainda ressalta que seria interessante também se o local fosse melhorado com um paisagismo e uma placa indicativa com informações sobre o avião em si. “Seria muito interessante incrementar ainda mais a questão de atração turística, como eu pessoalmente resido duas quadras da praça vejo diariamente pessoas parando para apreciar o monumento e tirar fotos junto ao avião”, diz.
Foto: Rafael Bereta