Prefeitura de Maringá abre licitação para comprar 70 câmeras de monitoramento
A Prefeitura de Maringá anunciou que vai abrir uma licitação para compra de câmeras de videomonitoramento que serão instaladas pela cidade. O município pretende comprar até 70 câmeras e pagar pelos serviços no máximo R$ 2.178.498,00.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp.
A ideia, segundo a prefeitura, é que os novos equipamentos modernizem o atual sistema de videomonitoramento de Maringá. Para isso, por meio da licitação, o município deve contratar uma empresa que forneça os equipamentos e faça a instalação e a configuração de cada um.
As novas câmeras, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, deverão ter capacidade de reconhecimento e identificação facial, além de reconhecimento e leitura de placas de veículos, de acordo com a prefeitura. O principal objetivo é “criar ações de auditoria e inteligência na prevenção e ações efetivas de combate à criminalidade, visando a redução dos índices, maior segurança e promoção do bem-estar da população”, destaca o município no edital.
A previsão é que os equipamentos sejam distribuídos em pontos estratégicos que contemplem espaços com grande movimentação de veículos e pedestres. 44 câmeras vão monitorar trechos da cidade onde há movimentação intensa de veículos todos os dias, como as vias de acesso ao município. A Avenida Colombo na saída para o distrito de Iguatemi, as avenidas marginais do Contorno Norte e o viaduto da PR-323 também poderão receber equipamentos.
As outras 26 câmeras ficarão em pontos dentro da cidade com grande fluxo de pessoas: a Vila Olímpica, a Praça Napoleão Moreira, a Catedral, o Parque do Ingá, a Praça Raposo Tavares, o Parque do Japão, o Buracão, a Praça Renato Celidônio, o Estádio Willie Davids, além de dois pontos em Iguatemi.
O sistema deverá ser monitorado pelo Centro de Controle Integrado da Secretaria de Segurança de Maringá.
O edital de licitação foi publicado nesta quinta-feira, 9, mas a abertura para propostas só deve ocorrer no próximo dia 24.