Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Programa Jovem Aprendiz é um diferencial para conseguir o primeiro emprego em Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 16/04/2024 às 20h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-52-42
O programa jovem aprendiz é um programa técnico-profissional do governo federal que incentiva a capacitação de jovens de 14 a 24 anos. Foto: Reprodução

Estar inserido em uma empresa, ter o contato direto com vários profissionais e desenvolver desde cedo a responsabilidade que é exigida no mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz pode ser um grande salto para conquistar o primeiro emprego.

Raiane Alegario trabalha em uma empresa especializada em delivery online como aprendiz. Boa parte da semana passa trabalhando. Para ela, a oportunidade tem feito diferença como profissional.

O programa jovem aprendiz é um programa técnico-profissional do governo federal que incentiva a capacitação de jovens de 14 a 24 anos. O número de aprendizes contratados no Paraná passou de 29.083 em 2018 para 34.183 contratados em 2022, um aumento de 17,5% em cinco anos, segundo pesquisa levantada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Para ser incluso no programa, o jovem deve primeiro procurar uma instituição onde vai passar por todo um processo seletivo e se conseguir a vaga, aí sim ele, vai ser encaminhado para uma instituição contratante para começar um curso de aprendizagem na área em que vai atuar.

A entidade Lins de Vasconcellos é uma dessas instituições, o espaço atende famílias e jovens em situação de risco há mais de 20 anos. De acordo com o gestor jurídico da instituição Aldo Andrade, lá são oferecidos cursos na área do comércio, administração, cooperativas e supermercados. O jovem que está no programa divide a semana tento aulas teóricas na instituição e práticas nas empresas.

O designer gráfico Alan Souza, trabalhou durante dois anos como aprendiz em Maringá. O aprendizado para ele foi ótimo e o amadureceu como profissional para seguir na área que em que trabalha hoje. (Ouça o áudio).

Para o gestor jurídico, da instituição Aldo Andrade, ser um jovem aprendiz é ter a oportunidade de aprender uma profissão em grandes empresas.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação