Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Saiba a diferença entre os serviços das UBSs, UPAs e HM


Por Redação GMC Publicado 20/07/2018 às 13h34 Atualizado 17/02/2023 às 17h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A dúvida entre procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Municipal ainda é muito comum entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A incerteza acaba excedendo desnecessáriamente o número de atendimentos, causando demora na espera. Em Maringá, a Rede de Urgência e Emergência do município é composta por 34 UBSs, duas UPAs (Zona Norte e Zona Sul) e o Hospital Municipal (HM).

A UBS, também conhecida como ′posto de saúde′, é a porta de entrada do SUS. A estrutura oferece aos usuários agendamento de consultas e exames, entrega de remédios, aplicação de vacinas, atendimento psicológico e odontológico, acompanhamento de sintomas leves de gripe, tonturas, mal estar, conjuntivite, dores de cabeça, entre outros. Quando a necessidade de atendimento emergencial, o paciente é encaminhado para UPA mais próxima.

Com funcionamento ininterrupto de 24 horas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos de média a alta complexidade, sem exigência para ordem de chegada. Nos locais são acompanhadas situações clínicas de urgência e emergência como cortes profundos, crises alérgicas, suspeita de infarto, ferimentos com febre alta, dores abdominais fortes, quedas, paradas cardiorespiratória, entre outros.

Já o Hospital Municipal recebe situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias ou exames mais complexos encaminhados pelos postos de saúde, UPAs ou por ambulâncias. A estrutura também funciona diariamente e nos fins de semanas (24 horas), com realização de cirurgias, acompanhamento cirúrgico, atendimento a acidentes graves de trânsito, acidente vascular cerebral (AVC), situações de pediatria, neurologia, oftalmologia, ortopedia, exames de imagem e casos de risco à vida.

Como é feito o protocolo de atendimento nas UPAs

O atendimento nas unidades de saúde do município seguem rigorosamente o Protocolo Internacional de Manschester, conforme exige o Ministério da Saúde. O processo assegura que os pacientes não corram risco de vida, dá previsão de tempo para o atendimento e garante a oferta de serviço homogêneo, uma vez que há a padronização.

Após atendimento inicial, o paciente é encaminhado à triagem e são abordados as queixas e os sintomas manifestados. Aferimento de pressão e temperatura e testes de glicemia, são realizados para apurar a condição da saúde. Todos estes dados são incluidos no sistema informatizado e o próprio programa elenca a prioridade de atendimento.

Os casos são classificados como emergência (cor vermelha – atendimento imediato), muito urgente (cor laranja – atendimento praticamente imediato), urgente (cor amarela – atendimento rápido com aguardo), pouco urgente (cor verde – aguardar atendimento ou encaminhamento para outros serviços de saúde) e não urgente (azul – aguardar atendimento ou encaminhamento para outros serviços de saúde).

Quando devo procurar uma UBS: A UBS oferece o acompanhamento necessário para o controle do seu estado de saúde, de modo que o quadro de saúde não se agrave. É fundamental que as pessoas procurem atendimento para acesso a métodos contraceptivos, acompanhamento de doenças crônicas (diabetes ou hipertensão), controle do estado de saúde, acompanhamento do pré-natal, curativos, coleta de exames laboratoriais, além de encaminhamento para especialistas e fornecimento de medicamentos gratuitos.

Quando devo procurar uma UPA: Os usuários devem procurar as UPAs em situações de urgência e emergência como pressão e febre alta, fraturas, cortes profundos, derrames, crises alérgicas, suspeita de infarto, entre outras situações que necessitam de avaliação e encaminhamento para hospitalização.

Saiba Mais

Secretaria Municipal de Saúde
Gerência de Assistência à Saúde (UBSs) (44 – 3218-3124)

UPA 24h Zona Sul
Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865 – Jardim Higienópolis (44 – 3221-4812)

UPA 24h Zona Norte
R. Ana Neri, 152 – Jardim Alvorada (44 – 3261-7961)

Hospital Municipal de Maringá 24h
Avenida Arqo. Nildo Ribeiro da Rocha, 865 – Jardim Ipanema (44- 3221-4800)

Por Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação