Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Solo bilíngue para crianças estreia sexta no Arena das Artes com entrada gratuita


Por Redação GMC Online Publicado 05/12/2023 às 15h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-14-3
Foto: Lírica Aragão

Nesta sexta, 8, o ator Renan Parma volta a apresentar seu solo teatral bilíngue em Maringá. “Uma história que não se conta: Ernesto e eu” terá sessão única às 20h no Arena das Artes, com entrada gratuita. No espetáculo, o ator interpreta em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob direção de Andresa Viotti. A peça tem classificação livre e duração de 40 minutos.

Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. Sensível a questões interpessoais, busca abordar temas como tristeza, bullying, sentimento de perda, solidão e amizade. A dramaturgia surgiu inspirada no livro “Ernesto”, de Blandina Franco, e tem a produção da Cia Forféu.

Montado originalmente pelo Prêmio Aniceto Matti, o espetáculo fez apresentações online em 2021 e agora ganha uma remontagem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que irá viabilizar uma circulação por diversas cidades da região no início de 2024.

image-14-4
Foto: Lírica Aragão

“A nova roupagem do espetáculo caminha ao encontro de um ambiente lúdico, aconchegante e acolhedor. Por meio de brincadeiras e memórias compartilhadas, a peça busca interagir com o público infantil de igual pra igual, olhando nos olhos e respeitando as vivências particulares de cada criança. Embora seja um espetáculo que fala sobre “dores”, procuramos fazer isso de forma poética e sensível”, comenta a diretora, Andresa Viotti.

“A versão online foi construída a partir da metáfora da janela, seja a janela da casa ou do computador. Agora na versão presencial, o espetáculo retoma a ideia original do encontro e da superação das diferenças por meio do estado de brincadeira”, explica o ator Renan Parma, idealizador do projeto. Em novembro, algumas apresentações fechadas já foram realizadas no Núcleo Social Papa João XXIII e no Colégio Bilíngue para surdos de Maringá – Anpacin, mas pode-se dizer que sábado será a primeira apresentação aberta ao público em geral da versão presencial da obra.

Serviço
Uma história que não se conta – Ernesto e eu
Dia 8 de dezembro de 2023 às 20h.
Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367 – Jardim Brasil)

Ficha Técnica:
Direção: Andresa Viotti
Ator: Renan Parma
Consultoria em Libras: Danieli Miki
Produção: Forféu Atividades Artísticas
Produção executiva: Alan Gaitarosso
Cenografia: Carla Guizelini e Rafaely Parma
Figurino: Carla Guizelini e Rafaely Parma
Identidade Visual: Art Of Primavera
Comunicação: Madá Criativa
Fotos Still: Lírica Aragão
Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Teaser e entrevistas: IDX Produções Artísticas
Intérprete de Libras: Francielle Lopes
Apoio: Arena das Artes

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação